SALVA VIDAS SANGUE BOM









BANHISTAS NO ARPOADOR.




Estes eram os "banhistas" dos velhos tempos - hoje são mais conhecidos como "salva-vidas". Usavam um calção azul, de um tecido que parecia lã, camisetas brancas com a cruz vermelha no peito. Ficavam nos antigos postos de salvamento, onde todo dia de manhã bem cedo hasteavam as bandeiras azul (banho livre) ou vermelha (banho proibido). A seguir iam até perto do mar, à direita e à esquerda do posto de salvamento, para fincar estacas, com a bandeira da corporação no topo, que delimitavam a área de proteção daquele posto de salvamento. Atuavam sempre em dupla, com apoio de outra dupla que, de lancha, patrulhava toda a praia, logo após a arrebentação. Quando não conseguiam trazer quem estava se afogando para a areia, removiam-no de lancha até o Ambulatório do Serviço de Salvamento no Posto 6. Eram figuras amigas das crianças e conheciam a maioria dos freqüentadores do seu trecho de praia. Em Ipanema, o Jacaré e o Bacaiúva; no Leblon, o Miro - eram famosos.


Hoje o nome mudou ,mas eles continuam lá de plantão nos postos de salvamento .Os salva vidas ,apesar da falta de equipamentos,cumprem seu dever de ajudar as pessoas que desavisadas ou abusadas ,entram no mar e,não sabem como sair.
No posto 9,nosso amigo AMARAL, bombeiro de profissão,está sempre alerta.Conversa com todos,brinca com as crianças,ensinando-as a respeitar o mar.


SALVA VIDAS AMARAL ( fotos coloridas )
SANGUE BOM

A adrenalina de entrar no mar e socorrer pessoas é o que move o guarda vidas Amaral,40 anos.”Gosto muito de salvar,fico amarradão quando ajuda alguém”,conta.Há 18 anos no Posto 9,em Ipanema,Amaral é mais do que famoso entre os barraqueiros,os banhistas,e os moradores do lugar.
“Tem o pessoal do fumódromo,o pessoal mais família,o pessoal da saração na Vinícius,salvo todo mundo e trato todos bem”.Ele conta ainda que é comum receber presentes das pessoas que foram socorridas.”Já ganhei camiseta e bermuda e fui convidado para jantar por um casal uma vez.Alguns oferecem dinheiro,mas não aceito.Até beijo tentaram me dar como recompensa.”Amaral diz que alguns banhistas têm vergonha de pedir socorro e chegam a dar desculpas esfarrapadas de que estavam apenas cansadas para não admitir o afogamento.Ele brinca:”Antes um mico vivo do que um gorila morto.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário