POLÊMICA

Vereadora quer proibir eventos na praia
Publicada em 11/07/2008 às 23h15mO Globo Online

RIO - Com base numa pesquisa de opinião que fez entre fevereiro e março deste ano, a vereadora Aspásia Camargo (PV) apresentou em abril, na Câmara, um projeto de lei que proíbe a realização de shows (e outros eventos culturais, esportivos, comemorativos, religiosos e políticos) nas areias e calçadões das praias da cidade que estejam em unidades de conservação, em especial as áreas de proteção ambiental (APAs), como informa reportagem publicada neste sábado pelo jornal O Globo .
Na pesquisa, foram ouvidas 719 pessoas, das quais 21% disseram que esses eventos deveriam ser proibidos. Outras 34% disseram que na praia só deveria ser realizada a comemoração do réveillon. Já 22,5% aceitariam de três a cinco eventos por ano.
O projeto prevê exceções, como shows chancelados pela prefeitura (como na virada do ano), competições esportivas oficiais e até três eventos com público estimado de no máximo dez mil pessoas. A multa prevista para quem infringir as normas é de R$ 10 mil para cada dez mil pessoas presentes.
Se aprovada e sancionada, a lei protegerá a desordem urbana da orla de Copacabana ao Pontal, além da Baía de Sepetiba. Mas ficariam de fora as praias do Flamengo e de Botafogo, que costumam receber grandes apresentações e cultos religiosos. O projeto está sendo analisado por comissões da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário