OBRAS DO METRÔ - CANTAGALO




Obras da Estação Cantagalo do Metrô (Copacabana) Seguindo a tradição dos posts múltiplos, mostramos hoje uma das últimas obras do Metrô do Rio, o acesso à estação Cantagalo na Praça Eugênio Jardim, em 2006. O Metrô vem sendo assunto de vários fotologs nos últimos dias: http://fotolog.terra.com.br/sdorio:813 http://fotolog.terra.com.br/carioca_da_gema:285 http://fotolog.terra.com.br/carioca_da_gema:286 http://fotolog.terra.com.br/carioca_da_gema:287 http://www.rioquepassou.com.br/2008/05/20/
A extensão da Linha 1 até Ipanema surgiu no segundo surto de construção do Metrô no final dos anos 80. Em julho de 1987 foram iniciadas obras em várias frentes com o objetivo de concluir a Linha 2 entre a estação das Barcas e a Pavuna, e a Linha 1 até a praça General Osório.
Após alguns anos de muitos percalços e poucas verbas, as obras foram interrompidas em dezembro de 1990, deixando 1435m de túneis escavados na Zona Sul. Com a paralisação os canteiros de obras receberam urbanizações provisórias no intuito de retomar a obra no futuro.
O acesso à estação Cantagalo, que se prolonga sob a rua Xavier da Silveira até a Barata Ribeiro, foi então transformado em garagem subterrânea administrada pela Coderte.
Em 1995 finalmente a construção do Metrô foi reiniciada, com prioridade para a expansão da Linha 2 até a Pavuna, onde finalmente chegou em 1998, sem no entanto construir o trecho Estácio-Carioca, necessidade absoluta na expansão do sistema mas que jamais foi retomado. Enquanto isso na Zona Sul a expansão se deu a conta-gotas, com a estação Cardeal Arcoverde inaugurada em 1998, Siqueira Campos em 2002/2003 e Cantagalo em 2006/2007.
A obra foi tocada da forma mais antieconômica possível, com a expansão para a estação seguinte se iniciando apenas após a inauguração da anterior, demandando excessivos gastos durante a construção e onerando a operação com o aumento de manobras dos trens.
Atualmente segue a obra da estação General Osório, que deverá ficar pronta apenas em 2010, quase 20 anos após o início da construção do trecho. Vale a pena revisitar os posts do Decourt sobre os absurdos que a concessionária Opportrans está trazendo para o Metrô: os novos bilhetes que só beneficiam à empresa, e a estúpida "linha 1-A" que se realizada engessará de vez a Linha 2. http://www.rioquepassou.com.br/2008/04/30 http

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