O GOVERNO BEBEU

Rodrigo Constantino:

O governo bebeu

Economista e membro do Instituto Millenium

Rio - Em mais uma medida autoritária, o governo avança sobre a liberdade individual com a justificativa de cuidar do povo, tratado sempre como um bando de irresponsáveis. Agora, praticamente qualquer presença de álcool no sangue dos motoristas será punida com multa elevada e possível perda da carteira.
Como de praxe, não se combate as causas reais, como a impunidade. Se há muitos acidentes causados pela ingestão de bebida, então, proíbe-se qualquer consumo de bebida alcoólica por parte dos motoristas. Se há assaltos com bandidos na garupa de motos, então, veta-se gente na garupa. Se há assaltos em caixas eletrônicos de madrugada, fecham-se os caixas. Se há muitos homicídios, desarmam-se os inocentes.
A mentalidade de tirar o sofá para acabar com o adultério predomina. Não por acaso somos recordistas em criminalidade. O fato de irresponsáveis abusarem da liberdade não é motivo para tolher a liberdade dos demais. Os causadores de acidentes já estavam ilegais, e devem ser punidos de acordo.
O maior problema não é a liberdade de beber um pouco e dirigir, mas a falta de punição severa para quem causa um acidente por qualquer displicência. É radical demais colocar na criminalidade alguém que bebeu uma taça de vinho com a mulher e voltou para casa dirigindo.
No fundo, acaba que tanta dificuldade legal criada serve apenas para a venda de facilidades ilegais pelos agentes da lei. O suborno cresce na mesma proporção da quantidade de novas regras criadas pelo governo. São tantas coisas que fazem um motorista estar na ilegalidade que sai muito mais barato dar uma “gorjeta” para o policial. A nova lei é a alegria dos policiais corruptos!



Comentário de um leitor

Acrescento que a redução dos acidentes NÃO se deve a nova lei, mas sim a maior fiscalização tanto da polícia quanto da mídia, porque o assunto está em moda. Em breve, tudo volta ao normal, pois os verdadeiros causadores de acidentes JÁ estavam na ilegalidade pela lei anterior. E mesmo que a causa da redução dos acidentes fosse a nova lei, devemos questionar se essa meta justifica quaisquer meios. Pois se for assim, há muito mais o que ser feito. No limite, proibir todos de sair de carro vai reduzir bastante os acidentes...

Um comentário:

  1. Não concordo com a abordagem feita neste post. É posição do PSI ser contra a Lei Seca? Se sim, lamento.

    ResponderExcluir