FRESCOBOL 10 DE JULHO




DOMINGO DE FRESCOBOL.
Nesta foto de Indalecio Wanderley, publicada n´O Cruzeiro e enviada por Maria Cristina G. L. Pedroso, vemos sua mãe Gilda preparando-se para jogar frescobol na Praia de Copacabana, na década de 50. Muito se discute quando foi criado este jogo nas praias do Rio. Minha turma começou a jogá-lo no início dos anos 60, em Ipanema. Pegávamos bolinhas de tênis, que eram cuidadosamente descascadas, pois as bolas à venda para frescobol não eram boas como as de hoje. Naquele tempo havia severa campanha da PM contra os que jogavam frescobol antes das 14 horas. Quando os guardas apareciam, havia que correr para o mar ou enterrar a raquete na areia, para evitar que fosse apreendida. E não tinha negociação. Para este domingo de verão, depois que a praia esvaziar, à tarde, está aí um bom programa.

PROJETO DE LEI Nº 3256/2006

EMENTA:

INSTITUI O DIA 10 DE JULHO COMO O DIA ESTADUAL DO FRESCOBOL O ÚNICO ESPORTE NASCIDO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Autor(es): Deputado GRAÇA PEREIRAA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RESOLVE:Art. 1º - Fica instituído o dia 10 de julho como o Dia Estadual do FRESCOBOL, o único esporte nascido no Estado do Rio de Janeiro.
Art. 2º - O Poder Executivo estabelecerá, por atos próprios, critérios para comemoração da data.Art. 3º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 22 de março de 2006 Deputada Graça PereiraLíder do PFL

O Frescobol é um esporte tipicamente praiano, criado no Rio de Janeiro no século 20. Dois jogadores, um de frente para o outro, usam raquetes de madeira para rebater uma bola de borracha oca, sem que a deixem tocar ao solo. É também comum sua prática em locais públicos.
No Frescobol não existe rivalidade, não há vencidos e nem vencedores. Como se joga cooperativamente, não há adversários e sim parceiros. É um jogo onde cultiva-se a amizade e o comprometimento nas jogadas
Muitas vezes confundido com o Beach Tennis, o Frescobol se distingue basicamente pelo seu estilo cooperativo, em oposição ao estilo competitivo do Beach Tennis - este se assemelha mais ao Tênis e que, inclusive, possui área precisamente delimitada e uma rede de separação. Apesar das diferenças, raquetes semelhantes às do Frescobol são utilizadas atualmente em partidas amadoras de Beach Tennis, principalmente na Europa.
LEI – O projeto de lei proíbe a práticas do frescobol aos domingos entre os meses de novembro e abril.
O decreto estabelece que o esporte está proibido neste período,das 8h às 14hs.O documento altera a redação do artigo 1ºdo decreto13.477,de 9 dedezembro de 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário