FEIRA HIPPIE

















FEIRA HIPPIE - IPANEMA - 1970. Nesta 1ª foto enviada por nossa colaboradora Beth Guimarães, vemos seus filhos gêmeos, fotografados pelo avô, em 1970, na Praça General Osório, em Ipanema. As crianças brincam na Feira Hippie, que funcionava há apenas um ano.
Segundo nos conta Ruy Castro, a idéia da "feira hippie" foi de Hugo Bidet, que pretendia que naquela praça existisse uma galeria de arte a céu aberto, num evento chamado "Arte na Praça".
Entretanto, logo após os primeiros domingos, chegaram os "hippies" com seu artesanato e também ali se instalaram. Com o passar do tempo tudo se desvirtuou, vindo gente de todo tipo para vender produtos industrializados com o rótulo de "artesanato".
Hoje existe um mafuá que, há tempos, extrapolou os limites da Praça. É de se notar, ao fundo, o Bar Jangadeiro, já mostrado em http://fotolog.terra.com.br/luizd:157 , no seu endereço original, na Rua Visconde de Pirajá nº 80. O Jangadeiro, antigo Bar Rhenania (o nome mudou após ser destruído durante a 2ª Grande Guerra), ficava ao lado do Cinema Ipanema e era um dos mais tradicionais de Ipanema, ao lado do Zeppelin, do Mau-Cheiro, do Castelinho, do Lagoa e do Veloso. Em 1971, pouco tempo depois desta fotografia, mudou-se para a Rua Teixeira de Melo, primeiro no nº 20 e depois, em 1985, para o nº 53, sobrevivendo até 1995
Funciona das 7hs às 19hs,aos domingos
è a maior galeria de arte ao ar livre,desde 1968.

Um comentário:

  1. Pode até ser que a história da Feira Hippie tenha começado com a idéia de Hugo Bidet querendo desencalhar os carões que ele escrevia e desenhava, mas é bom não se fiar muito no que diz o mineiro Ruy Castro.

    Em seu livro "Ela é Carioca" entre outras pérolas, ele diz que o dono do Pizzaiolo era o português Joaquim Campos quando, na verdade, ele era um garçom cearense que acabou se casando com a verdadeira dona, Ephygenia. Por acaso, o cearense e a dona eram meus vizinhos de porta.

    ResponderExcluir