COUNTRY CLUB - IPANEMA


Country Club - Ipanema

Vista aérea do local onde se encontra o Country Club, em Ipanema, já com diversas quadras de tênis, na primeira metade do séc. XX.
Foto de Holland, do Acervo George Ermakoff. Em 1916, um grupo de ingleses e americanos, a maior parte deles funcionários da Light e da Botanical Gardens, fundaram na Rua Prudente de Morais nº 1597, o The Rio de Janeiro Country Club.
O terreno do Country Club é limitado pela Av. Vieira Souto (engenheiro famoso) e pelas ruas Prudente de Morais (presidente após Floriano Peixoto), Anibal de Mendonça (herói do tenentismo) e Henrique Dumont. O Country, com sua maioria inicial de estrangeiros, foi decisivo para a colonização de Ipanema.
Naquela época o trecho da praia em frente ao clube era tido como impróprio para o banho de mar e os filhos dos associados iam de carro até o Arpoador, fazendo com que, até 1930, o inglês fosse a língua dominante ali.
Por causa do Country Club a Light levou a linha do bonde até o Bar 20 (pertinho do Jardim de Alá), em 1922. O tênis é o esporte mais praticado ali, um clube de elite, com um número limitado de associados.

Quando a fúria imobiliária passou sobre Ipanema nos anos 70, seus 12 mil metros quadrados de área verde na quadra da praia continuaram incólumes. Eles eram - e continuam sendo - a prova de que nem tudo precisa mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário