CALÇADAS PRIVATIZADAS



ILEGAL E DAÍ ?

Calçadas privatizadas viram estacionamento


RIO - Eles são os donos da calçada. Com barras de ferro removíveis, presas ao chão com cadeados, prédios residenciais e os estabelecimentos comerciais privatizaram trechos de calçada pela cidade. À primeira vista, os pilares dão a impressão de proteger a calçada do estacionamento irregular. No entanto, os cadeados dão acesso livre a veículos de VIPs: os dos donos das chaves, claro.
O GLOBO percorreu durante a semana ruas da Zona Sul e da Tijuca, flagrando exemplos da irregularidade. Segundo a prefeitura, nenhum deles obteve autorização para a instalação das barras. Portanto, a promessa é de que serão notificados e podem receber multa.

Você tem flagrantes de ruas privatizadas? Mande para a gente

Na Rua das Laranjeiras 585, por exemplo, o condomínio Barão Santa Helena instalou quatro barras com cadeados num trecho da calçada junto à garagem. Segundo um funcionário do prédio, o equipamento permite que visitantes que chegam de carro possam estacionar em duas vagas "privativas". O restante da calçada, em direção à portaria principal, também fica protegido por barras, mas os cadeados são abertos aos caminhões de mudança que chegam ao edifício. As chaves dos cadeados ficam na portaria.
- O pilares foram instalados há muito tempo. Como o prédio não tem vagas para visitantes, as visitas podem estacionar em frente à portaria. Os cadeados também são abertos não apenas para caminhões de mudança, mas para ambulâncias, caso algum morador passe mal - disse o funcionário.
Perto dali, na Rua Cosme Velho 67, três barras com cadeados estão instaladas em frente ao condomínio Antônia Andréa. De acordo com o funcionário do prédio Cláudio Marques, os cadeados são retirados apenas para permitir o estacionamento de caminhões de mudança.
Em IPANEMA, a lavanderia Quality, na Rua Vinicius de Moraes 170, mantém quatro barras, com cadeados, impedindo o acesso de veículos à calçada, como informa reportagem publicada na edição deste domingo do jornal O Globo .
Quem instalar o equipamento irregularmente pode ser multado entre uma e dez Ufirs. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 2589-1234.

2 comentários:

  1. O Restaurante Conversa Fiada,coloca cones na rua,para que seus clientes tenham como estacionar em frente ,sem ter que se preocupar em procurar vaga,com isso tira o direito de outras pessoas ali pararem.
    Além disso ,as mesas e cadeiras são colocadas na calçada,cercadas com jardineiras,atrapalhando o fluxo de pedestres,que têm que se espremer entre a árvore e os carros parados com duas rodas no meio fio.
    Já foram várias reclamações,mas,o dinheiro fala mais alto.Devem pagar muito bem aos fiscais,se é que eles existem !

    ResponderExcluir
  2. Bom, pelo que rege, carro sobre a calçada é uma infração de transito (Art nº 545-21) quando o mesmo impede a passagem de pedestres.
    Carro sobre a calçada é uma infração de transito (Art nº 545-21) quando o mesmo impede a passagem de pedestres.

    Quando alguém ver uma situação dessa ligue imediatamente para a fiscalização de trânsito da sua cidade o povo só respeita quando age no bolso

    se a guia é rebaixada e os carros estacionam a frente também caracteriza uma infração (Art 546-00)

    Caso haja estas infrações vc pode acionar a fiscalização de transito da sua cidade

    Caso não haja, pode pedir junto a secretaria de transito da sua cidade que seja colocado uma placa explicando a situação que se viável eles vão até la e instalam, caracterizando alguma infração a fiscalização pode até guinchar os veículos estando o condutor presente ou não.

    A função da calçada parte da via normalmente segregada e em nível diferente, não destinada a circulação de veículo, reservado ao trânsito de pedestre e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins (CTB, Anexo dos conceitos e definições p 78 ed unimep)

    Acho que isso já explica se pode ou não colocar esses tubos na sua calçada, afinal a calçada é parte da sua residencia quem tem obrigação de cuidar é o dono, mas quem regulamenta o que deve ser feito no passeio é a prefeitura.

    ResponderExcluir