ATA DA 23ª REUNIÃO

ATA DA VIGÉSIMA TERCEIRA REUNIÃO.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
R. Joana Angélica – Ipanema
Dia: 01/07/2008
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: Ignez Barreto
NÚMERO DE PARTICIPANTES: 30

TÓPICOS ABORDADOS:
1- As atividades do IPABACANA serão formalmente apresentadas pelo Sr. Rodrigo Bethlem no dia 8/7 no Restaurante Gula-Gula no horário de 15h30min às 17h30min. O evento está aberto à comunidade de Ipanema.Volta-se a ressaltar que toda e qualquer denúncia poderá ser encaminhada para scap@segov.rj.gov.br ou pelos telefones: 2299-5300/5770, dias úteis no horário de 9h às 19h ou para o e- mail – projetodeipanema@terra.com.br
Através do nosso blog – http://psipanema.blogspot.com também podem ser feitas as denúncias de forma absolutamente anônima.
Devemos entender que as denúncias são a melhor arma da sociedade e dos órgãos de segurança pública. Elas são os olhos da comunidade passando às autoridades os problemas existentes.Só podemos cobrar se participarmos.

2- O Comitê de Reciclagem de Lixo (Redes de Ação) passará a reunir-se periodicamente para implementação do projeto. Na primeira fase foram traçados objetivos gerais e com a continuidade pretende-se que a população assuma o controle das atividades.

3- O Projeto de Segurança de Ipanema está trabalhando junto com a Rio Trilhos e a Comlurb no sentido de se encontrar um local para que os catadores que ocupam irregularmente o espaço na Barão da Torre esquina com Teixeira de Mello possam ser alocados , acabando desta forma com a desordem urbana que se instalou naquele local levando à insegurança dos moradores e a criação de ambiente propício à criminalidade.

4- O Pólo Gastronômico na R. Jangadeiros volta a esclarecer que é responsável pela manutenção do local no que diz respeito iluminação, limpeza, etc. Informa ainda que é formalmente legalizado. Por outro lado, seus gestores estão preocupados com a idéia de saída do metrô na Praça General Osório que prejudicaria seriamente as atividades e além do que não está prevista no projeto inicial. O PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA OPÕE-SE FIRMEMENTE A ESTA SAÍDA.

5- O processo de regularização de Títulos de Propriedade no Cantagalo está na fase de cadastramento dos moradores e de suas respectivas moradias, de levantamento e confecção da planta topográfica do morro. Terminada esta fase os nossos advogados farão os estudos de viabilidade jurídica do título de propriedade para todos os moradores da comunidade.

6- O Parque Garota de Ipanema deverá ser adotado pelo Instituto OM que está realizando estudos de viabilidade financeira para sua recuperação. Deverão ser implementadas atividades de recreação infantil, e para todas as idades. TODAVIA ESTE PROJETO DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DE IMPLANTAÇÃO PELOS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS DE APARATO DE SEGURANÇA PARA O LOCA.HOJE EM DIA, SERIAMENTE DEGRADADO POR ASSALTOS USO DE DROGAS E PRÁTICAS DE ATENTADOAO PUDOR.
Sugeriu-se contato com o Ministério do Exército para verificação de possibilidade de ação; o Projeto de Segurança de Ipanema não poupará esforços no sentido de ajudar no que for possível de modo a resolver o problema da segurança para que ao Instituto OM possa efetivar a adoção , que é do interesse de todos.

7- A audiência sobre a realização de eventos na praia foi bastante profícua estando o Ministério Público na fase de análise das condições sobre como e quais poderão ser realizados. Haverá novo encontro para formalização de TERMO DE AJUSTAMENTO DECONDUTA.

8- Assuntos Gerais:

7.1-É necessário que a população levante questões sobre as causas e maiores responsabilidades dos males que degradam o bairro e a cidade do Rio de Janeiro, tais como; permissão do jogo do bicho, distribuição de drogas, armas pesadas que chegam às comunidades carentes para que a repressão possa ser mais eficaz;
7.2- Há necessidade de apoiar-se a iniciativa do Governo quanto ao uso das bicicletas como meio de transporte alternativo.
7.3- Foi observado maior número de pesquisas no blog,precisamente 48 nodia 30/6/08;
7.4- A quarta turma de Capacitação de Porteiros está confirmada com a participação de 30 alunos. Seguem abaixo as informações;
7.5- Será elaborado novo CÓDIGO DE CONDUTA SOCIAL em prosseguimento àquele realizado pelo Governo Estadual. Solicita-se a todos que enviem suas contribuições pra o email ou blog do PSI.

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL GRATUITA PARA A SEGURANÇA DO BAIRRO. A OMISSÃO SE COADUNA COM A VIOLÊNCIA,
PERÍODO DOCURSO: 21/22/23/7/08. LOCAL 23º BPM, INSCRIÇÕES: CESAR FONTELLES: TELS. 25-227539/99612044/ cbfontelles@terra.com.br
Seguem algumas informações sobre o curso para porteiros.
Basicamente são palestras destinadas a empregados, síndicos e moradores de condomínios, focando o quesito segurança e visando a prevenção de roubos e furtos em edifícios.

Os empregados são alertados quanto a:
- cuidados na portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- atenção nas imediações do edifício;
- a garagem e
- instruções gerais.

Os síndicos são alertados quanto a:
- contratação de empregados;
- a portaria;
- acesso de pessoas ao prédio;
- equipamentos de segurança e
- a garagem.

Os moradores são alertados quanto a:
- entrada e saída do prédio;
- contratação de empregadas domésticas e
- os vizinhos.

Também comparece um técnico da Comlurb que ministra uma palestra sobre lixo, quem o produz e como deve ser adequadamente tratado.


Coordenador:
Cesar B. Fontelles


>. PRÓXIMA REUNIÃO DO PSI: DIA 5/8/08, MESMO LOCAL E HORÁRIO.
projetodeipanema@terra.com.br
http://psipanema.blogspot.com

Elaboração da Ata: Julio Sergio dos Mares Guia – 2/07/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário