SUGESTÃO

Foi sugerido na última reunião do “projeto de segurança de Ipanema”;


A necessidade de se criar pequenas forças-tarefas dentro do PSI para lidar com problemas pontuais como:

- uso do espaço público da Orla para anúncio das escolhinhas de volei e futebol
- limpeza da calçada da Visconde de Pirajá com Vinícius (padaria Martinica, botequim e banca)
- limpeza da calçada da Vinicius em frente aos dois botequins perto da De Plá,
- substituição de árvore morta em frente a padaria, etc..

Entendo,que é a melhor forma de resolver problemas que afligem aos moradores e que não seriam resolvidos com um Ipabacana, por exemplo. Os próprios moradores podem num primeiro momento tentar resolver problemas pontuais simplesmente conversando, por exemplo, através de uma pequena comissão de 3 participantes, com os comerciantes.
Além disso acho importante que outra pequena comissão de 3 participantes procure objetivamente o Comite Gestor da Orla para se inteirar do que eles fazem e porque eles permitem as escolhinhas colocarem seus anúncios, quando é reconhecidamente proibido este tipo de coisa?
Porque o PSI não cria as pequenas comissões com objetivos bem claros e que podem ser cobrados quinzenalmente, ao invés de termos sempre as mesmas pessoas na reunião e que no resto da quinzena ficam em casa reclamando e nada fazendo?????
Tenho certeza que as pequenas vitórias que estas comissões conseguirem irão irradiar energia e dar forças para novas ações e o encontro de novas pessoas para trabalhar neste "trabalho de formiguinha" .
Sugiro que cada comissão leve um material organizado como xerox do que já saiu na midia sobre o PSI, material do próprio PSI, etc... Deve haver um cabeça que fala, mas todos se apresentariam como moradores da rua tal, etc.. para que os comerciantes percebam com quem estão lidando. Este tipo de ação deu certo comigo no Quadrilátero do Charme de Ipanema e no Jardim de Alá e não vejo porque não daria certo em outros lugares do bairro!!!
Tenho a impressão de que como não conseguimos resolver os macro problemas: segurança, camelotagem,etc... ficamos paralizados até para resolver os micro problemas !

Sugiro finalmente que façamos uma lista dos micro problemas, por exemplo da Teixeira de Melo até a Vinicius e da Barão da Torre até a Prudente e obviamente a Orla como um todo e depois se crie as comissões:
- Fundação Parques e Jardins para árvores mortas,
- RioLuz a para luzes apagadas,
- Comerciantes para calçadas sujas,
- Orla para anúncios irregulares

Acho que se atacarmos com vigor estes 4 itens já será uma vitória!!!

Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário