PRAÇA GENERAL OSÓRIO










Restauração devolve Chafariz de Mestre Valentim a Ipanema



RIO - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente concluiu a restauração do Chafariz das Saracuras, obra do Século XVIII de autoria de Mestre Valentim, que ornamenta a Praça General Osório, em Ipanema. A intervenção devolve ao monumento suas dimensões originais bem como as saracuras e tartarugas em bronze, roubadas em 2006, que decoram a bacia, em investimento equivalente a R$ 180 mil, possível graças a um termo de ajuste firmado entre a Prefeitura do Rio e a RioTrilhos, em função das obras da estação do metrô no local.
O projeto inicial, elaborado e supervisionado pelos técnicos da Fundação Parques e Jardins, limitava-se ao reparo dos equipamentos elétricos, hidráulicos e à recuperação da bacia em cantaria.
A descoberta das partes abaixo do nível do solo fez com que fosse ampliado, contemplando a restauração integral do monumento.
Em outubro de 2007, quando começaram as obras, uma prospecção junto ao concreto que revestia a cantaria revelou a real profundidade da bacia, cerca de 60 cm escondidos pelas sucessivas elevações da área urbana e, a existência de grandes blocos de pedra, ainda inteiros, acompanhados de pedaços menores, provavelmente danificados durante a transferência da peça, em 1917, do Centro, para a praça em Ipanema.
A nova proposta incluiu a remoção de toda a parede de concreto que recobria a cantaria, até então encoberta, a realização de novos rejuntes com massa especial de vedação e a confecção de réplicas das peças roubadas anteriormente.

A restauração devolve à Praça General Osório o Chafariz das Saracuras conforme criado por Mestre Valentim em 1795.

Nenhum comentário:

Postar um comentário