FAVELA PRAIA DO PINTO




FAVELA DA PRAIA DO PINTO - DÉCADA DE 1960.
Esta foto do Correio da Manhã, da década de 1960, é do Acervo do Arquivo Nacional. Vê-se à esquerda, entre o Jockey Club e o do Flamengo, a recém-aberta Rua Mario Ribeiro, ligando a Praça N. S. Auxiliadora à Lagoa. Notar que a arquibancada do Flamengo ficou desalinhada em relação ao meio do campo de futebol, pois o campo foi deslocado em direção à favela para a construção deste trecho da Rua Mario Ribeiro.
A seguir, à direita do Flamengo, a favela da Praia do Pinto, somente com barracos de madeira. Ao fundo, na Lagoa, a ilha do Clube Caiçaras, em frente ao canal do Jardim de Alá. À direita, no alto, a Cruzada de São Sebastião, para onde parte da população favelada foi removida.



Conforme pesquisa feita em 1950, esta favela tinha mais de 10 mil moradores. Foi removida durante a década de 1960 após um incêndio que suspeitou-se ter sido intencional. No local da antiga favela foi construído o condomínio conhecido como Selva de Pedra, no final dos anos 60, início dos anos 70.
Nesta foto do Correio da Manhã, do Acervo do Arquivo Nacional, vê-se o projeto para a área da favela. Na realidade, o projeto não foi seguido desta forma, sendo construído um número maior de prédios, o que gerou o seu nome: "Selva de Pedra" (novela da época). Acompanhei de perto a construção de vários destes edifícios pois foram "tocados" por engenheiros amigos meus que trabalhavam na Hindi Engenharia, uma firma de construções paulista. Há meses atrás foi inaugurado, nesta área, o Shopping Leblon, novo templo de consumo carioca. Dele só conheço a Livraria da Travessa, que merece uma visita .

Nenhum comentário:

Postar um comentário