SUAS RUAS TÊM NOME

RUA GOMES CARNEIRO

Homenagem ao sertanista,geógrafo e militar Antonio Ernesto Gomes Carneiro ( 1846-1894 ).General,serviu na guerra do Paraguai e iniciou a construção das linhas telegráficas em Mato Grosso.É considerado o herói do “Cerco da Lapa”;batalha entre republicanos e rebeldes,no final do século XIX,em Santa Catarina.

RUA JANGADEIROS

Homenagem a um grupo de jangadeiros nordestinos que,no início dos anos 20 do século passado,fez uma longa viagem marítima em suas pequenas e frágeis embarcações,desde o Ceará até o Rio de Janeiro.
Eles trouxeram as reivindicações trabalhistas dos jangadeiros nordestinos ao governo federal,então instalado no Rio de Janeiro.

AVENIDA VIEIRA SOUTO

Homenagem a Luís Rafael Vieira Souto ( 1849-1922 ),bacharel em Matemática e Engenharia Civil pela Escola Central no Rio de Janeiro.
Ele trabalhou nas obras do Canal Macaé -Campos,no desmonte do Morro do Senado,foi consultor da Prefeitura do Distrito Federal,chefe da Comissão Fiscal e da Administração do Porto do Rio.

RUA PRUDENTE DE MORAIS

Homenagem a Prudente de Morais e Barros,paulista ( 1841-1902 ),primeiro presidente civil da República.
Governou de 1894 a 1898.
Durante seu governo ocorreu a rebelião popular de canudos,no interior da Bahia,liderada por Antonio Conselheiro.

RUA VISCONDE DE PIRAJÁ

Homenagem ao coronel baiano Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque (1788-1848 ),Visconde com Grandeza de Pirajá e irmão do Visconde da Torre e do Barão de Jaguaribe.
Comandou o bloqueio terrestre da cidade de Salvador contra as forças coloniais portuguesas.
È a antiga rua 20 de Novembro,onde funcionou ,até os anos 50,o famoso Bar 20.

PRAÇA GENERAL OSÓRIO

Homenagem ao marechal Manuel Luís Osório ( 1808-1879 ),patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro.
Notável chefe militar, Osório participou das campanhas da Independência,Cisplatina,de Monte Caseros e da Guerra da Tríplice Aliança.

RUA BARÃO DA TORRE

Homenagem ao Coronel Antonio Joaquim Pires de Albuquerque ( 1774-1852 ),herói da Independência na Bahia.
Foi o Barão da Torre,último senhor e administrador da Casa da Torre de Garcia Carvalho e Albuquerque,irmão mais velho do Visconde de Pirajá.

RUA BARÃO DE JAGUARIBE

Homenagem à Francisco Elesbão Pires de Carvalho e Albuquerque ( 1787-1856 ).
Casado com D.Maria Delfina Pires Aragão,foi governador da Bahia,deputado geral e ministro do Império.Teve presença política no Reinado de Dom Pedro II.
Seu pai foi o secretário de Estado e capitão-mór José Pires de Carvalho e Albuquerque.


RUA REDENTOR

Homenagem ao Cristo Redentor do Corcovado.
Antiga rua 30,aberta em 1922,ela foi rebatizada seis anos depois,quando a estátua estava sendo terminada.Com 38 metros de altura,a estátua do Cristo foi inaugurada no dia 31 de outubro de 1931,numa solenidade de repercussão mundial.

RUA ALBERTO DE CAMPOS

Esta rua de Ipanema,homenageia a mesma pessoa desde 1917.Trata-se do Dr. Alberto de Campos.Ele foi genro do Barão de Ipanema,antigo morador e grande proprietário de terras na região.


RUA NASCIMENTO SILVA

Homenagem ao engenheiro Carlos Augusto Nascimento Silva,que dirigiu o Departamento de Engenharia da República e a Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico,no início do século passado.Executou notáveis obras urbanas para a Prefeitura do Rio de Janeiro,antigo Distrito Federal.

RUA ALMIRANTE SADDOCK DE SÁ

Homenagem ao Almirante Saddock de Sá,herói da Marinha Brasileira.Sua família,originária da Bahia,estabeleceu-se na cidade do Rio de Janeiro no final do século XIX.
O patriarca Delfino Erasmo Valente Saddock de Sá e a matriarca Inês Maria da Conceição,tiveram 8 filhos.

AVENIDA EPITÁCIO PESSOA

Homenagem ao advogado paraibano Epitácio Pessoa ( 1865-1942 ),eleito , em votação direta contra Rui Barbosa,o oitavo Presidente da República,exerceu seu mandato de 1919 a 1922.Viajou muito ao exterior,indo à Europa,Estados Unidos e Canadá,para desenvolver as relações comerciais e diplomáticas do Brasil com outros países.

RUA VINÍCIUS DE MORAES

Homenagem à Vinícius de Moraes (1913-1980 ),poeta e diplomata.Afastado da carreira diplomática,em 1968,pelo governo militar,Vinícius de Moraes deu importante contribuição à música brasileira,com seus versos criativos e de sentido elevado.Foi o poeta de Ipanema e quem melhor definiu o amor e a mulher amada.

RUA TEIXEIRA DE MELO

Homenagem ao escritor e educador fluminense José Alexandre Teixeira de Melo (1833-1907 ),diretor da Biblioteca Nacional,presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.Publicou,em 1906,o Dicionário de Pseudônimos e Anônimos Portugueses e Brasileiros.

RUA JOANA ANGÉLICA

Homenagem à freira Joana Angélica (1761-1822 ),mártir e heroína na luta pela independência,na Bahia.Superiora do Convento da Lapa,foi morta a golpes de baioneta por soldados portugueses que tinham invadido a instituição.Joana Angélica tornou-se símbolo da Independência,ao lado da mulher soldado Maria Quitéria.

RUA FARME DE AMOEDO

Homenagem à José Arthur Farme de Amoedo (1823-1878 ),membro de uma família portuguesa que se estabeleceu na Zona Sul da cidade,no século XIX.Casado com D.Maria Luiza da Silva,deixou numerosa descendência.Os Farme de Amoedo,foram grandes proprietários de terra onde hoje está o bairro de Ipanema.




PRAÇA NOSSA SENHORA DA PAZ



O nome desta praça, que é uma homenagem e reverência religiosa à Nossa Senhora da Paz,já teve outras denominações no passado.Praça Nossa Senhora do Rosário,da
Bandeira e marechal Deodoro.
No Segundo Império ,ali existiu a igrejinha de Nossa Senhora do Rosário,reverenciada pelos escravos.



RUA MARIA QUITÉRIA



Homenagem à Maria Quitéria (1792-1853 ),”mulher soldado do Brasil”,baiana,heroína nas lutas pela Independência,na Bahia.
Tornou-se símbolo das forças brasileiras ao lado da freira e mártir Joana Angélica.Maria Quitéria foi condecorada por D.Pedro I com a Imperial Ordem de Cruzeiro.

RUA GARCIA D’ÁVILA

Homenagem à Dom Luís de Brito de Almeida de Garcia D’Ávila (1520-1609 ),Senhor da Casa da Torre,que ficou na história como o desbravador da Bahia Colonial.
Seus descendentes também são nomes de ruas no Rio de Janeiro ; Barão da Torre,Barão de Jaguaribe e Visconde de Pirajá.

RUA ANÍBAL DE MENDONÇA

Homenagem a um herói naval brasileiro,Aníbal de Mendonça,exerceu grande influência na Marinha.
Preso político por suas posições legalistas em defesa da Armada,o comandante contraiu grave enfermidade na prisão.Um navio auxiliar da Marinha,foi batizado com seu nome em 1932.


RUA HENRIQUE DUMONT

Henrique Dumont ( 1832-1892 ),pai de Alberto Santos Dumont,inventor do avião,foi homenageado pelo filho Henrique Santos Dumont,acionista da Construtora de Ipanema,que iniciou a urbanização da Vila com a pavimentação da Avenida Vieira Souto.

RUA PAUL REDFERN

Homenagem ao piloto norte americano Paul Redfern,um dos pioneiros da aviação.Paul Redfern,morreu num desastre aéreo em 1927,quando voava nas proximidades da costa marítima brasileira.
A cidade imortalizou seus feitos,um ano depois ,dando seu nome a esta rua de Ipanema.

JARDIM DE ALAH

Homenagem a um famoso filme “Jardim de Alah”,estrelado por Marlene Dietrich,que fez muito sucesso em 1938,na época da inauguração das obras do Prefeito Henrique Dodworth.
O jardim tem três nomes oficiais ; praça Grécia,praça Paul Claudel,poeta e dramaturgo francês e praça Almirante Saldanha da Gama,herói naval brasileiro.

Um comentário:

  1. SOLICITO INFORMAÇÃO SOBRE OS MOTIVOS DE RUAS IPANEMENHAS TEREM SIDO BATIZADAS COM NOMES DE CIDADÃO BAIANOS.

    QUAIS SEUS FEITOS NOTÁVEIS EM TERRAS DE IPANEMA E OU DO RIO DE JANEIRO QUE MERECESSEM TAL HOMENAGEM?

    ATT.

    ResponderExcluir