COLÉGIO SÃO PAULO


COLÉGIO SÃO PAULO - IPANEMA

O Colégio São Paulo, inaugurado em 01/06/1922, funciona desde então na Avenida Vieira Souto nº 22, na Praia de Ipanema, na área do Castelinho.

Passou por várias transformações no seu prédio mas continua no terreno onde havia o casarão que pertenceu à família Nogueira da Gama, uma das primeiras a se instalar em Ipanema. Originariamente era só de meninas, como Maria Clara Machado, Anna Letícia, Wanda Sá, Gracinha Leporace, Joyce, Angela Ro Ro.

Nesta foto, do Anuário do Colégio São Paulo, vê-se o Colégio em meados do século XX. Outro colégio de freiras, desde 1933 em Ipanema, é o Notre Dame, na Rua Barão da Torre. Outros colégios tradicionais de Ipanema são o Rio de Janeiro, na Rua Nascimento Silva e o Brasileiro de Almeida na Rua Saddock de Sá. Fizeram grande sucesso (Mme. D´estudou neles) e já fecharam, o Colégio Fontainha, na Rua Visconde de Pirajá perto da General Osório, e o Colégio Mello e Souza (depois Orlando Roças), na Rua Teixeira de Melo. Há uma escola judaica, a Eliezer Steinberg-Max Nordau, na Rua Prudente de Morais, e inúmeros colégios para crianças pequenas na Ipanema atual. A mais antiga escola pública é a Escola Municipal Henrique Dodosworth, perto do Jardim do Alá e outras escolas públicas são a Escola Municipal Presidente José Linhares, na Rua Barão da Torre, e a Escola Municipal Marília de Dirceu, perto do Hospital de Ipanema, na Rua Jangadeiros. E, no lugar do falido Panorama Palace Hotel, há o CIEP Presidente João Goulart, no alto do morro, com uma das vistas mais privilegiadas de Ipanema, dando para a Lagoa e para o mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário