CLUBE CAIÇARAS





Um pouco da História do Clube

O Clube dos Caiçaras está situado na Lagoa Rodrigo de Freitas, com frente para Av. Epitácio Pessoa, é um dos mais tradicionais e bonitos clubes do Rio de Janeiro, localizado em uma ilha natural de 33.000m2, tendo o morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, a Lagoa e o Cristo Redentor como integrantes do seu cenário paisagístico.
As origens do Clube remotam ao ano de 1929, quando na casa da Sra. Maria da Glória de Souza Paiva, localizada na Rua Visconde de Pirajá, 578, três famílias (os Souza Paiva, os Castro Lima e os Vieira) se reuniram e seus membros decidiram se organizar para jogos de ping-pong e futebol na areia da praia de Ipanema, num clube denominado PRANTO CLUB.
Em novembro de 1931 o Comandante Castro Lima fez uma exposição aos antigos sócios do PRANTO CLUB propondo a organização de um clube maior para ampliar a prática de esportes no bairro e criar uma seção social. Nesse clube entrariam todos os antigos sócios do PRANTO CLUB , que desejassem, sob o título de "Núcleo Iniciador. Dez dias após essa exposição foi deliberada a fundação de um clube social e esportivo em Ipanema, aproveitando-se os remanescentes do antigo clube, que passou a se chamar CLUBE DOS CAIÇARAS, por proposta do associado Jarbas dos Aymores Carvalho, nome este, Caiçaras, que era dado em São Paulo aos pescadores e homens da costa.
Tendo como finalidade o congraçamento e o convívio das famílias que o freqüentam é, através das várias atividades recreativas e sociais, que atinge aos objetivos propostos.
Como atividades esportivas e recreativas podemos enumerar: tênis, vôlei, basquete, futebol, natação, hidroginástica, vela, bocha, judô, ginástica, musculação, jogos carteados, sinuca, além de dispor também de sala de tv, sala de leitura, sala do infanto-juvenil e playground.
No seu setor social, oferece uma extensa programação: jantares dançantes, shows, eventos específicos para crianças, bar, restaurantes, saunas, salão de beleza, cursos e palestras.
Seja bem vindo a esta "ilha em Ipanema", um espaço na medida certa para o seu lazer.
Nosso trabalho é voltado no sentido de que a família Caiçaras passe inesquecíveis momentos de prazer, desfrutando um dos mais fantásticos visuais do Rio de Janeiro.

Clube dos Caiçaras - Av. Epitácio Pessoa, s/n - Lagoa - Rio de Janeiro - RJ

Um comentário:

  1. Oi:

    Meu nome é Rodrigo e escrevo de PORTO ALEGRE.
    Muito oportuno este blog!
    O encontrei pela bela imagem do respectivo clube junto à uma garça...
    Gostaria de comentar algumas coisas - importante isso de segurança em IPANEMA; aliás um dos meus favoritos daí_prefiro mais que o LEBLON/este está ultrapassado... E nem é tão bom assim não!
    Outra coisa seria sobre tal clube: nem o conheço, só que imagino ser bonito mesmo. O olhava de frente e achava legal o tal trenzinho que transporta(va) as pessoas...
    Ia muito ao PIRAQUE (até perto deste).
    E uma dúvida: onde há o Caiçaras, havia uma FAVELA neste antes, não? É que tive uma professora que disse que havia nascido numa: e que esta era localizada em tal ilhota.
    Resido há 18 anos em POA... Embora seja oriundo do RJ. Dificil não lembrar daí.
    E caso volte à cidade... Prometo uma visita ao clube!

    Saudação,
    Rodrigo Rosa



    ResponderExcluir