Ata da Nona Reunião

PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA

LOCAL DE REALIZAÇÃO: UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES – AUDITÓRIO
DO TRIBUNAL DO JÚRI.
Rua Joana Angélica – Ipanema
Dia: 14/11/2007
HORÁRIO: 18H
COORDENAÇÃO: IGNEZ BARRETO

TÓPICOS ABORDADOS:

1- Catadores de lixo;
Os contatos estão sendo realizados entre Lojas Americanas, Cooperativa de Catadores e Locanty para estabelecimento formal do recolhimento, horário e locais. Ainda procura-se depósito para a guarda dos detritos.

2- Banco de Empregos:
Deverá ser formada nova Coordenação para retomada dos trabalhos. Todavia, por iniciativa da Sra. Viviane, já foram colocados três empregados que estão em estágio probatório.

3- Curso de porteiros:
Permanecem abertas as inscrições (R. Visconde de Pirajá, 330 - portaria) para a próxima turma que teve seu início adiado para janeiro/08. Por outro lado, foi sugerido que tal curso fosse realizado mensalmente com início a cada dia 15.

4- Pólo Gastronômico:
Há necessidade de formalização entre os representantes do pólo e 23º Batalhão para que haja a circulação de veículos policiais.

5- Vasos nas calçadas:
Será realizada divulgação entre lojistas e moradores no sentido de viabilizar embelezamento das ruas como exemplo do Zazá Bistrô e Roberto Simões.

6- Policial do mês;
Serão mantidos contatos com os órgãos competentes sobre qual a forma mais adequada de reconhecimento sobre os bons serviços prestados à população.

7- Iniciativa para atrair moradores:
O tema foi motivo de longo debate, pois sem a participação maior, não há mobilização dos órgãos competentes no atendimento aos serviços públicos.
Todos aqueles que se dispuserem poderão copiar as atas ou a divulgação do projeto e fazer distribuições junto aos síndicos de suas ruas. Por outro lado, serão mantidos contatos com Administradoras de Imóveis para distribuição concomitante.

8- Irregularidades do bairro:
Convoca-se a todos para prosseguirem nas denúncias através das fotos, urnas, mensagens por correio eletrônico ou acesso ao blog. Já se observam melhorias na retirada de mendigos, ambulantes, moradores de ruas, etc.

9- Produção de faixas:
Será realizada manifestação sobre o Projeto dia 25/11, em frente ao posto 8 na Av. Vieira Souto no horário de 10h às 13h. As faixas serão elaboradas como forma de mobilização que para tanto, deverão ser autorizadas pela Prefeitura.

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2007-11-14

Elaboração: Julio Sergio dos Mares Guia

Mapas das Urnas da Cidadania



Esse é o mapa que indica a localização das Urnas da Cidadania. Clique aqui e navegue pelo mapa no Google Maps. Abaixo segue a localização das Urnas. Denunciem!

1) Livraria da Travessa - Visconde de Pirajá, próxima à Anibal de Mendonça
2) Livraria Letras & Expressões - Visconde de Pirajá, esquina com Vinicius de Moraes
3) Banca do Luigi - em frente ao Rei do Mate na Visconde de Pirajá, entre Joana e Vinicius
4) Armazém do Café - Visconde de Pirajá, entre Joana e Vinicius
5) Mac Donald´s - Visconde de Pirajá, próxima à Vinicius de Moraes
6) De Plá - Vinicius de Moraes, entre Prudente e Visconde de Pirajá
7) Bar Devassa - Esquina de Farme de Amoedo e Prudente de Moraes
8) Academia Pro Forma - Esquina de Prudente de Moraes e Garcia D'Ávilla.

Comerciante, se estiver interessado em ter uma urna em seu estabelecimento, entre em contato com o PSI pelo e-mail projetodeipanema@terra.com.br.

Tribuna Livre

Na tentativa de tornar o projeto cada vez mais alinhado com os objetivos dos cidadãos e tornar nossas ações mais assertivas, estamos criando este espaço, que vai ficar permanentemente referido do lado esquerdo do Blog com o nome "Tribuna Livre - Discuta e Critique". A idéia é que seja usado como uma área de livre debate, onde as pessoas possam mandar comentários e falar o que quiserem, inclusive criticando o projeto. Para o espaço funcionar de forma cordial, algumas regras devem ser observadas:

1- Não criar polêmicas pessoais;
2- Não invadir a privacidade de ninguém;
3- Moderação na linguagem utilizada;
4- Autores devem se identificar;
5- A coordenação do Projeto não vai, necessariamente, responder os comentários.

Os comentários que não se encaixarem poderão ser removidos. Bom debate a todos.

A Razão da Nossa Luta


Cair de uma tarde de inverno no Posto 8, ao fundo o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. Clique na foto para vê-la em tamanho maior.

Foto de Roberto Motta

Olha ele aí, de novo



Esse rapaz pode ser considerado como um símbolo dos pedintes exploradores de Ipanema. Hoje ele se encontra com a perna engessada e faz ponto fixo em frente à Casa Futurista, esquina da Vinícius de Moraes com Visconde de Pirajá. Para quem não sabe mais informações, ele é marido da mulher conhecida por produzir um filho por ano. Ele é extremamente persistente e, mesmo durante o IpaBacana, ele só se ausentou do seu ponto durante 1 dia.

Ele e sua mulher são "donos" de um negócio muito lucrativo. Eles exploram suas crianças (os mais crescidos pedem dinheiro enlouquecidamente, sem parar) e o mais novo da prole está sempre nos braços da mãe, ajudando a constranger os passantes. Uma voluntária nossa já flagrou uma conversa deles, onde a mulher reclamava que só tinha "feito" R$ 50,00 num determinado dia. Outro voluntário já os flagrou, junto com outros colegas de "profissão", dividindo o produto de um domingo "gordo". Era uma boa grana. Mais: eles não costumam dormir no "local de trabalho". No final do dia, eles vão para casa.

Esses são os carentes moradores de rua de Ipanema, caros cidadãos. NÃO DÊEM ESMOLAS!

ATENÇÃO - Nossa Reunião

Nossa reunião será hoje às 18:00, na Faculdade Cândido Mendes, na rua Joana Angélica. Compareça, leve seus amigos e vizinhos.

A ata da reunião será a seguinte:

1- Nova organização e estrutura das reuniões.
2- Frente de ação Cooperativa de Catadores/Coleta Seletiva.
3- Frente de Ação Banco de Empregos.
4- Frente de Ação Curso de Porteiros.
5- Frente de Ação Pólo Gastronômico.
6- Vasos nas Calçadas da Visconde de Pirajá.
7- Iniciativa do Policial do Mês.
8- Iniciativas para atrair mais moradores.
9- Resultado do encontro promovido pelo PSI entre a Associação de Moradores do Cantagalo e a Agência de Trabalho e Emprego do Estado.
10- Convocação da população para fotografar todas as irregularidades do bairro para levarmos à Coordenação da Operação IpaBacana.
11- Benefícios da Palestra do IFC na última reunião.
12- Carta às Administradoras de Condomínios.
13- Produção de faixas de apoio ao Ipabacana.
14- Inscrição para novos temas e perguntas.
15- Chamada de voluntários para integrar as Frentes de Ação.

População de rua diminui, mas ainda persiste

Temos percebido alguma melhora nesse ponto importante, mas boa parte da população de rua, especialmente as famílias profissionais do pedintismo, ainda persistem no bairro.

Pedimos a todos que anotem, se possível fotografem, as irregularidades no bairro com data, horário e local da ocorrência. Denunciem nas urnas da cidadania ou pelo e-mail projetodeipanema@terra.com.br.