Ipabacana - Dia 1


A cena acima é dos agentes da Operação IpaBacacana atuando ontem em Ipanema. A foto é de um trecho da Visconde de Pirajá próximo à Vinicius de Moraes, entre a loja da Tim e a Letras e Expressões.

Estamos mandando as denúncias recolhidas nas urnas e e-mails para a coordenação da operação. Nosso trabalho é ajudar na execução da operação e garantir que seus resultados perdurem, não sendo somente um espasmo de ordem.

Vieira Souto

Em matéria do JB desta segunda 05/11, o abandono de toda a orla de Ipanema foi mostrado de forma clara. Apesar de não ser completa (faltam os hippies traficantes, por exemplo), dão uma boa mostra do que acontece no lugar mais caro do Rio de Janeiro. A íntegra, dividida em 3 partes, pode ser vista aqui , aqui e aqui.

Ressaltamos alguns pontos:

"A principal via do bairro, um dos metros quadrados mais caros do mundo, com IPTU médio de R$ 5 mil e apartamentos que chegam a custar R$ 18 milhões, sofre com pedaços de meio-fio caídos, rampas destruídas, lâmpadas queimadas, gelos-baianos derrubados."

"Os ciclistas também sofrem. O descarregamento de caminhões de gelo e o tráfego de burros-sem-rabo tumultuam a ciclovia."

"O JB denunciou, na sexta-feira, que a obra sequer começou em metade dos 24 postos da orla, cuja entrega, prevista para dezembro, deverá acontecer apenas em fevereiro. Desde julho, o serviço está parado. A previsão é que o do Posto 9, um dos primeiros a entrar em obra, volte a funcionar em 15 de novembro. No mesmo mês, a Rio Luz garantiu ao JB que reformará a iluminação da orla de Ipanema. Vão trocar fiação, postes, lâmpadas, mas a data ainda não foi definida.
A Rio Luz prometeu vistoria da iluminação hoje. O problema é mais crítico em frente à Casa de Cultura Laura Alvin, onde a calçada esburacada é outra ameaça."

"A CPI da desordem urbana (...) fez ontem uma blitz em Ipanema para apurar reclamações de moradores. O principal alvo foi o Parque Garota de Ipanema, onde a CPI confirmou denúncias como a existência de focos de dengue, esconderijo de assaltantes de turistas e moradias de mendigos. (...) A CPI ainda confirmou que ambulantes estão armazenando mercadorias e cadeiras-de-praia no Colégio Pernalonga, no Arpoador - um dos refúgios dos ladrões que atuam na região."

"(...) Desde a manhã de ontem, kombis e caminhões da Baixada Fluminense e São Gonçalo já ocupavam as melhores vagas do bairro."

Vários moradores e visitantes deram entrevistas para a reportagem. Conclamamos esses cidadãos para se unirem a nós na busca por soluções. Somente nós iremos resolver nossos problemas. A imprensa ajuda, mas não substitui nosso trabalho diário, que é o que garante que as soluções sejam reais e duradouras.

Esclarecimentos sobre o Projeto de Segurança de Ipanema

1) Não somos uma entidade representativa dos moradores de Ipanema, com delegação ou autorização para falar em nome deles. Somos um grupo de cidadãos exercendo o seu direito de trabalhar por uma cidade e um país melhores.

Falamos e agimos em nosso nome apenas. Exigimos os direitos que são nossos como cidadãos, contribuintes de todos os impostos e tributos federais, estaduais e municipais, e cumpridores da lei.

Nem todos os moradores de Ipanema participam do nosso grupo, ou concordam com nossas posições. Não temos como objetivo a unanimidade de opiniões. Nosso objetivo é viver com mais segurança, em um bairro e uma cidade limpos e civilizados.

2) Não somos uma Associação de Moradores, nem ONG, nem instituto, nem fórum, nem sindicato. Adotamos o nome “Projeto de Segurança”, por que é isso o que somos: um grupo que trabalha em um projeto de uma cidade melhor.

Não temos sede própria, nem presidente, nem verba de patrocínio. Nosso trabalho é totalmente anônimo, voluntário, não-remunerado, e arriscado, pela natureza das questões que levantamos.

3) Não temos nenhum tipo de alinhamento ideológico ou partidário. Fazemos críticas e elogios quando eles são apropriados. Não somos, a priori, contra ou a favor de nada ou ninguém. Estamos permanentemente em busca de novas idéias e propostas.

4) Mais importante que tudo: não somos um simples balcão de queixas, ou uma via de mão única para encaminhar reclamações aos órgãos públicos. Trabalhamos para identificar e implantar soluções, e é evidente que algumas destas soluções não dependem do poder público, mas da mudança de atitude dos cidadãos (não jogar lixo na rua, não pagar propina, não estacionar nas calçadas).

Essa é a nossa prioridade: nossos membros recolhem lixo nas praias, confrontam ciclistas que andam nas calçadas e moradores que passeiam com cachorros perigosos sem focinheira, exigem a retirada de carros das calçadas.
Damos as boas-vindas a todos que quiserem se juntar ao nosso grupo.

"Bolivianos" de Ipanema no Fantástico - Vendendo Drogas

O Fantástico de ontem apresentou uma matéria com os "bolivianos", aqueles que ficam na Praia de Ipanema, no Posto 9.

Mas a matéria não foi sobre artesanato. Os "bolivianos"foram filmados vendendo drogas, livremente, no último sábado.

Conforme já havíamos denunciado inúmeras vêzes.

Os cidadãos de Ipanema aguardam providências imediatas.

Ipabacana

"As ações do projeto IpaBacana, organizadas pela Secretaria estadual de Governo, começam nessa 3a. feira, com a abordagem de moradores de rua em Ipanema (praças N. Sra. da Paz e Gal. Osório) e Leblon, chegando à Gávea."

"As primeiras operações ainda atacarão a ocupação irregular das calçadas, tanto por camelôs quanto pelo comércio".

A população poderá fazer reclamações pelos telefones 2299-5300 e 2299-5770 e pelo e-mail sscap@segov.rj.gov.br.

( extraido do Jornal O Globo - Revista Zona Sul - dia 01.11.2007 )

Carta Aberta à OAB no Globo Online de hoje

O Blog do Repórter de Crime, Jorge Antonio Barros, do Globo Online, publica hoje a íntegra da nossa Carta Aberta à OAB.

http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/reporterdecrime/

Fazemos votos que mais vozes se levantem em protesto.

Não apoiamos política de extermínio, nem a pena de morte, e muito menos um estado que cerceie a liberdade ou que use tortura como instrumento de trabalho.

Tudo o que queremos é um estado pleno de direito, com leis que equilibrem a defesa dos direitos dos criminosos com a defesa dos direitos dos cidadãos de bem.

Convocação aos Cidadãos - Precisamos de Voluntários

Frente de Ação
Xerifes de Rua

Convocamos os cidadãos moradores, comerciantes, trabalhadores e frequentadores de Ipanema a participar da nossa frente de ação Xerifes de Rua.

Nosso objetivo é que cada trecho de rua, quarteirão ou praça de Ipanema seja monitorado por um cidadão, ou por um grupo de cidadãos, que vão identificar os problemas e trazê-los ao nosso Projeto, para que sejam levados às autoridades competentes.

Ajude a fazer de Ipanema um modelo para o Rio de Janeiro. Assuma a responsabilidade pelo destino da sua cidade. Chega de ficar em casa, com mêdo, reclamando sózinho.

Para participar desta frente de ação entre em contato pelo email projetodeipanema@terra.com.br, ou compareça às nossas reuniões.

As ruas de Ipanema são dos cidadãos cariocas, e não dos bandidos, camelôs, flanelinhas e pedintes. É nossa responsabilidade zelar por elas. Nenhuma prefeitura, em nenhuma cidade do mundo, consegue manter uma cidade em ordem se os próprios cidadãos não se interessarem por isso.

Número de Acessos ao Blog


No gráfico acima podemos ver a evolução do número de pessoas que acessaram nosso Blog no mês de Outubro. Tivemos um pico de quase 50 acessos por dia no início do mês.

Esse número ainda é pequeno diante da população de Ipanema. Precisamos da ajuda de todos para divulgar o Blog.

Clique no gráfico para vê-lo em tamanho maior.


Quarto Relatório de Denúncias - Tipos de Denúncias


O gráfico acima mostra, para cada um dos relatórios produzidos até agora, o percentual de cada tipo de denúncia (clique no gráfico para aumentar seu tamanho).

Quarto Relatório de Denúncias - Evolução do Número de Denúncias Enviadas




O Gráfico acima mostra a evolução do número de denúncias em cada um dos relatórios produzidos até agora (clique no gráfico para aumentar o seu tamanho).

Quarto Relatório de Denúncias - Análise

Análise referente à coleta de urnas e emails recebidos de 13 de Setembro a 24 de Outubro de 2007

Desde o lançamento do projeto em 24 abril de 2007 tivemos um total de 759 reclamações, observações e denúncias oferecidas pela população de Ipanema, voluntária e anonimamente, provocada por um grupo sem interesse político ou financeiro, com o único propósito de melhorar as condições do nosso bairro.

Podemos então afirmar que se trata da voz dos cidadãos, espelhada nas urnas da cidadania,e–mails e blog.

E o que ela diz? Ela pede a retirada dos moradores de rua e dos pedintes, a melhoria da segurança, e o combate aos assaltos, seja a motoristas, pedestres, ou os realizados por ciclistas.

Problemas como camelôs, iluminação deficiente, sujeira nas praças e ruas, hippies usando drogas, táxis piratas, jogo do bicho, falta de postura dos agentes da lei, corrupção e inação das autoridades constituem os demais itens. Os locais são sempre os mesmos: ao longo da Visconde de Pirajá, nas ruas interiores, em frente aos bancos e nas praças.

Temos cumprido com nosso papel de denunciar sistematicamente às autoridades todas as irregularidades, apontando dia, hora e local. Podemos observar uma pequena melhora na ação da Guarda Municipal e, pontualmente, diminuição dos moradores de rua, às vezes com mudanças de locais.

Temos avançado em outras frentes de integração, com o banco de empregos e com a montagem de uma estrutura que permita aos cidadãos acompanhar e fiscalizar as obras do PAC no Cantagalo.

Quarto Relatório de Denúncias - Conclusões

Conclusões

Mais uma vez é oportuno afirmar: basta sair dos gabinetes e andar pelas ruas do bairro, observando o que se passa, para constatar-se os abusos de toda ordem:

O abandono das praças
A sujeira e os buracos
As ruas com iluminação deficiente
Pedintes e moradores de rua dormindo e habitando em frente aos bancos
Assaltos
Hippies estrangeiros com drogas
Ciclistas assaltantes, e outros andam nas calçadas
Flanelinhas
Pontos piratas de táxi

As autoridades da área – 23º Batalhão da Polícia Militar, Sub-prefeitura, 14ª Delegacia de Polícia - não comparecem às nossas reuniões, embora recebam os convites e os respectivos relatórios. A única autoridade convidada que aparece é a Guarda Municipal, a quem agradecemos.

Sabem por quê ?

Porque ainda não os estamos incomodando o suficiente.

Com o crescimento do nosso movimento, com o aumento das exigências da sociedade, eles terão que dar respostas.

É assim em todo o mundo civilizado, onde a cidadania se organiza, e aqui não vai ser diferente.

É uma questão de tempo, de persistência da nossa parte, e de aprendermos a votar.

Temos que começar a influenciar as eleições, denunciando os acomodados, os donos da verdade e os que não têm profissionalismo.

Conclamamos a todos para que continuem a denunciar, para que andem pelas ruas, anotem hora, local e os envolvidos na ocorrência, e nos enviem para o e-mail projetodeipanema@terra.com.br ou depositem nas diversas urnas espalhadas pelo bairro.

Projeto de Segurança de Ipanema
Coordenação da Ouvidoria

Precisamos de Voluntários

Não fique apenas lendo esse blog. Precisamos de ajuda. Precisamos que você se mexa, que faça alguma coisa.

É possível fazer muito. Observe, anote, fotografe os erros e absurdos que você vê no seu caminho para casa ou trabalho. Envie as denúncias e fotos que encaminharemos às autoridades, ou ligue para o disque-denúncia.

Deixe que a raiva cívica tome conta de você. Pense nos problemas da sua rua, do seu bairro, da cidade e país. Aborde seus conhecidos que trabalham na Prefeitura, no Estado, na Justiça, diga o quanto você está insatisfeito. Espalhe entre os seus conhecidos a urgência de agir.

Não deixe que nenhum presidente de ONG, sociólogo de plantão, autoridade judiciária ou deputado lhe diga o que você deve fazer. Não espere deles a receita para melhorar o país. Cabe a nós, à sociedade, definir que cidade, que Estado, que leis e que Justiça queremos.

Os poderes executivo, legislativo e judiciário existem para servir ao povo, para criar e fazer cumprir as leis que interessam à sociedade.

Precisamos de sua revolta, de sua energia, de suas idéias. Estamos fazendo uma transformação silenciosa, e precisamos de voluntários.

Precisamos de você, dos seus vizinhos, dos seus amigos.

Entrevista com o Secretário de Segurança

Tem sido comum concordarmos algumas vezes com o que diz o secretário José Mariano Beltrame. Na Veja desta semana ele deu uma entrevista muito interessante, onde defende a Política de Segurança do Estado, explica alguns aspectos e idéias e fala dos diferentes momentos à frente da Secretaria.

Quem não for assinante de "Veja", pode ler a revista aqui, no Blog Repórter de Crime.