Camelôs: Questionamento às Autoridades

De: Projeto de Segurança de Ipanema
Para: Lucio Costa (CCU); Inspetor Cristo (GM); Cel. Carlos Millan (PM)
Enviado: Sábado, 6 de Outubro de 2007 12:28
Assunto: Eles voltaram à Visconde de Pirajá

Prezados, Cel. Millan, Inspetor Cristo e Lucio Costa,

Depois da nossa reunião do dia 20/09, ficou combinado que a Coordenadoria de Controle Urbano e Guarda Municipal, com o apoio da Polícia Militar, fariam operações diárias e constantes no horário entre 12 e 14hs no sentido de acabar com os camelôs que se aproveitam da ausência do poder público na hora do almoço do CCU e da GM.

Tivemos uns dois dias de ação realmente efetiva. No dia 2/10 ás 13:40 não havia nenhum camelô na Visconde entre a Aníbal e a Vinicius.

Como é do conhecimento de todos, estas ações têm que ser contínuas. Não adianta colocar agentes nas ruas um dia, e no seguinte todos sumirem, o que parece que ocorreu. Perguntamos aos srs. o que está acontecendo.

Fazemos uma reunião em cima de dados objetivos que nos são passados pela população, existe o reconhecimento do problema e o compromisso por parte dos srs. de resolver. Chega-se à conclusão do que deve ser feito, e no entanto a ação não corresponde.

A população espera uma resposta clara e eficiente por parte dos órgãos competentes. Ela está fazendo a sua parte, participando, fiscalizando e dando aos srs, fatos concretos em cima dos quais trabalhar. Esperamos que o que foi combinado realmente se concretize,

Atenciosamente,

PSI

A Ipanema que dá certo


Esse quiosque de plantas fica na Franscisco Otaviano, em frente ao Parque Garota de Ipanema.

Esse é um dos trechos mais complicados da rua. Nos finais de semana a confusão é grande (veja http://psipanema.blogspot.com/2007/09/o-caos-dominical.html).

Apesar disso, a influência benéfica e embelezadora do quiosque pode ser vista nesta foto (clique nela para vê-la maior, vale a pena). O pessoal do quiosque varre a área em volta, mantém uma presença em um trecho que ficaria deserto à noite, e ajuda a cuidar do local.

Não fosse o quiosque e esse pedaço já teria virado, com toda certeza, depósito de lixo e banheiro público (como acontece com trechos do Parque Garota de Ipanema).

Essa é uma bela combinação de interesses público e privado. É mais uma prova de que as soluções dos nossos problemas não têm que passar sempre pelo Estado.

Que outras idéias, como esta, estão nas nossas ruas, à nossa frente, esperando para ser descobertas ?

Mande sua sugestão para http://projetodeipanema@terra.com.br/

População de rua

Esse é um problema grave no nosso bairro. Devido até a bondade do nosso povo, muitos mendigos se instalaram nas nossas ruas. A população dá esmolas, comida, roupas e agasalhos. O que muitos não sabem é que a maior parte destes mendigos é profissional do pedintismo.

Eles têm casa em outros bairros e cidades, mas preferem passar a semana aqui, pois conseguem se sustentar, uma vez que a população de Ipanema, de poder aquisitivo mais alto, "paga" os seus "salários".

Já recebemos várias denúncias e apuramos vários fatos que chamam a atenção. Temos nas nossas ruas famílias inteiras, de várias gerações, promovendo desordem, sujeira e algazarra. Alguns deles consomem e vendem drogas. Muitos menores praticam pequenos furtos e aterrorizam a todos, especialmente os mais idosos.

Outro problema grave é que essas famílias exploram suas crianças. Em levantamentos anteriores, apurou-se que uma criança nas ruas de Ipanema arrecada até R$ 80,00 por dia! Enquanto isso, eles não estão na escola, onde podem construir um futuro digno.

É fundamental que os cidadãos de Ipanema entendam o problema e passem a solucioná-lo. Não dêem esmolas! Não alimentem um esquema que ajuda a fazer todos nós vítimas do medo, do constrangimento e da sensação de segurança!

De Olho na Rua


Para quem não entendeu a cena mostrada na foto: uma jovem carioca, no meio da calçada de Ipanema, realiza uma transação comercial com um sujeito que guarda a mercadoria em uma mochila.

De Olho na Rua


Entre 1998 e 2003, durante roubo de cargas no país, foram assassinados 165 caminhoneiros.

De Olho na Rua



Uma jovem senhora economiza alguns trocados comprando mercadoria roubada ou falsificada, em troca de uma contribuição preciosa ao caos urbano (reparem o espaço que sobra na calçada).

De Olho nas Ruas

Nossos cumprimentos à Polícia Militar:

- Hoje vimos um policial militar chamando atenção de um ciclista na calçada.

- Ontem às 18:30 um policial militar, ao ver um dos meninos de rua sentado em frente ao Itaú da Visconde de Pirajá, próximo à Vinicius, mandou que ele saísse. Falou firme, sem conversa fiada e foi prontamente atendido.

Mas continuamos de olho:

- Hoje às 14:25, no trecho da Visconde entre Henrique Dumont e Aníbal de Mendonça, haviam vários carros parados irregularmente, com pisca-alerta ligado, em frente aos carros que estavam estacionados nas vagas em diagonal do Vaga Certa. Para todos os efeitos, carros parados assim formam uma fila-dupla, pois ficam com a metade da carroceria na rua, o que torna o trânsito naquele pedaço muito ruim. Enquanto isso, no mesmo quarteirão, indiferente ao problema, um policial militar batia um papo descontraído.

Por que lutamos contra os vendedores ambulantes?

Uma das frentes de ação do Projeto de Segurança de Ipanema é o combate aos vendedores ambulantes. Algumas vezes somos interpelados por cidadãos ipanemenses, sejam nas nossas reuniões ou nas ruas, argumentando que isso não seria um problema de segurança, que são apenas desempregados vendendo mercadorias para sobreviver. É necessário que alguns pontos sejam esclarecidos:

1- Os vendedores ajudam a causar a desordem urbana, ocupando espaços destinados à circulação de pessoas. É sabido que a desordem urbana é um dos principais patrocinadores do crime, pois torna mais difícil a identificação dos reais criminosos.

2- A enorme maioria das mercadorias vendidas por ambulantes têm origem no contrabando, na falsificação, no desvio e no roubo de cargas. Isso alimenta uma indústria criminosa que fatura milhões de dólares, utilizando-se de contrabando internacional, subornos em fronteiras, portos e aeroportos, roubos de cargas nas estradas e gerando um grande aumento no valor dos seguros portuários, que no Rio de Janeiro batem recordes e que aumentam os custos dos produtos legais.

3- A indústria e o esquema criminosos citados acima são os mesmos que trazem para o Rio de Janeiro as armas e drogas que afundaram nossa cidade no caos de violência que nos encontramos hoje.

4- Para exemplificar como o comércio ambulante e o crime estão lado a lado, citamos o exemplo de um assaltante que praticava a “saidinha de banco” (assalto a pessoas que saem das agências bancárias) e que vendia DVDs piratas nas suas horas “vagas”. Veja aqui!

Logo, caros cidadãos, antes de defenderem ambulantes que são interpelados por guardas municipais, ou antes de comprarem produtos destes vendedores, pensem em tudo isso. O vendedor em si pode até não ser um criminoso, mas ele está na ponta de um esquema que com certeza é.
O crime é organizado e só o venceremos se nos organizarmos também!

Próxima Reunião - ATENÇÃO - Mudança de Data

Nossa próxima reunião será realizada no dia 9/10, terça-feira, às 18hs, na Universidade Candido Mendes de Ipanema.

Cumprimentos à Guarda Municipal

Prezado Inspetor Cristo,

Com muita satisfação, estamos observando as operações da Guarda Municipal em Ipanema, conduzidas pessoalmente por V.Sa., o que lhes dá grande credibilidade e inibe a ação dos infratores. A população ipanemense lhe agradece, conte conosco.

Projeto de Segurança de Ipanema

De Olho nas Ruas 3

Na terça feira, dia 25/9/2007, às 10:30 da manhã, na rua Visconde de Pirajá , com o tráfego tumultuado, o caminhão de placa KFU 6758 permaneceu estacionado em fila dupla, sem ser molestado por um PM que o viu, conversou com o motorista e se afastou.

Ação: Esta informação foi encaminhada dia 27/09/2007 ao 23o. BPM

De Olho nas Ruas 2


Guarda municipal fazendo suas compras - em horário de trabalho - nas Lojas Americanas, perto da Aníbal de Mendonça, no dia 20 /9/2007 às 16 hs.

Ação: Foto encaminhada ao Inspetor Cristo

De Olho nas Ruas


Foto tirada na Universidade Cândido Mendes de Ipanema, domingo dia 23/9/2007, às 12.00hs

Ação: Esta foto foi encaminhada ao Lúcio Costa, Coordenador do Controle Urbano do Município, ao Conselho Tutelar do Município (que responde pela população de rua infantil), e para a Sra. Claudia Castro, Coordenadora de Assistência Social do Município, que responde pela população de rua adulta.