Terceiro relatório/análise das urnas

COORDENAÇÃO DA OUVIDORIA


TERCEIRO RELATÓRIO/ANÁLISE REFERENTE ÀS COLETAS DE URNAS E E-MAILS
RECEBIDOS NO PERÍODO DE 10/07 A 13/09/07


CAMELÔS

1- Continua o “insolúvel” problema dos camelôs atuando na hora de almoço e após as 1800 horas.
Na última reunião na sub-prefeitura sugerimos que fizessem rodízio nestas horas, inclusive com o pessoal de jaleco azul. Fica difícil para nós, contribuintes, entender esta demora em solucionar este assunto.
2- Deve ser ressaltado que fora destes horários a Guarda Municipal, com sua presença, vem inibindo os mesmos. Não houve também reclamação da postura da GM.Parabéns!
3-Aos domingos e feriados camelôs utilizam a beirada da calçada e o inicio da areia para expor seus produtos.

MORADORES DE RUA/ PEDINTES

Houve uma diminuição na quantidade de moradores de rua e pedintes, mas os “crônicos” continuam, sendo que nos fins de semana o número aumenta. Pontos focais:
1-Na porta do Itaú e BBrasil da NSra. Da Paz
2-Mendigos na Praça NSra da Paz.
3-Duas mulheres com dois menores na marquise da Futurista, dia 4/ago às 14:30.
4-Nos finais de semana a Joana Angélica vira um dormitório.
5- Menor dormindo em frente à Caixa Econômica às 1000 horas da manhã vários dias. Para se entrar há que pedir licença aos mesmos.
6-Senhor de cor, com perna sangrando continua em frente do Bradesco.
7- Idem pedinte de skate na NSra., da Paz . Este faz uso de crack.
8- Em frente ao Fórum de Ipanema, uma mulher explora crianças, com receitas na mão.
9- Em baixo da marquise da Candido Mendes há um dormitório de adultos e crianças à noite, fazendo barulho e sujeira.
10- A marquise de baixo do HSBC, esquina com Vinicius, virou dormitório de hippies, no dia 22 ago haviam cinco enrolados em papelões. E´ habitual a presença de moradores de rua neste local
11-Menores pedindo em frente ao Itaú.
12-Em frente à Visconde de Pirajá 30 mora uma família , com os cachorros.
13-Em frente à Barão de Jaguaribe 407 tem um morador de rua permanente.

SEGURANÇA/ ASSALTOS

1-Ha´necessidade de uma cabine ou reforço policial entre Bulhões e Joaquim Nabuco, onde pessoas idosas são atacadas com freqüência.
2-Pivetes estão assaltando os alunos de uma escola situada na Antonio Parreiras.
3-No dia 23 ago 07 às 17:45 , na esquina de J.Angélica com Prudente, uma senhora foi baleada ao reagir a um assalto de um motoqueiro.
4-No dia 29 ago às 10:30 quatro pivetes praticavam pequenos furtos nas Lojas Americanas e assustavam pessoas na Visconde, no trecho entre a Teixeira e Vinicius.
5-Após as 2300h menores arrombam carros na Aníbal entre Vieira Souto e Prudente.
6- Ainda são vistos assaltantes em bicicletas pelas ruas do bairro.
7-Guardadores de carros drogados aterrorizam moradores e motoristas que buscam vagas na Barão da Torre entre Maria Quitéria e Joana Angélica.
7-Um dos locais onde mais ocorrem assaltos com arma branca é a esquina da Prudente com Joana Angélica como também Prudente com Vinicius.
8-Estrangeiros têm sido vítimas de assaltos no final da Nascimento Silva e Alberto de Campos. Os ladrões já conhecem o trajeto de volta deles que alugam imóvel por temporada.

ILUMINAÇÃO/SINALIZAÇÃO

1-A Praça NSra da Paz, alguns pontos da Gen. Osório, Barão da Torre e ruas interiores, necessitam de reforço na iluminação. È necessário também que a Prefeitura vistorie mais a questão das podas de árvores.
2-Falta concluir a iluminação da Visconde até o quarteirão da Garcia e Aníbal.
3-Foram retirados sinais de tráfego e não re-colocados, exemplo, na Prudente esquina de Teixeira, lado da papelaria.

LIMPEZA

1- Torna-se urgente uma ação da Prefeitura, com multas, aos comerciantes que insistem em sujar e não limpar nossas calçadas, principalmente o Zona Sul perto da Garcia , calçada do “Garota de Ipanema” e vários outros estabelecimentos, é só andar pela Visconde e verificar.
2- Igualmente torna-se necessária uma advertência aos síndicos que deixam a calçada em frente aos respectivos edifícios sujas.
3- Os distribuidores de panfletos sujam em demasia!! Igualmente os pontos de jogo do bicho, com copos e papéis pelo chão. Aliás este jogo deve estar legalizado, pois atuam livremente em frente à PM .
4-Devem ser colocadas mais lixeiras nas praias e na areia, ficam transbordando, principalmente nos finais de semana.
5-Os vendedores de plantas estão sujando e não limpando a NSra da Paz.
6-No corte do Cantagalo, em baixo do viaduto, há um ponto de táxis, e os motoristas, por falta de banheiro, urinam no local que fica fétido.

DENÚNCIAS

1-Há uma “feira” de camelôs noturna( todas às segundas após as 1730h, às vezes sextas e outros dias na esquina da Visconde de Pirajá com Henrique Dumond, onde produtos que restaram das feiras legalizadas são oferecidos aos berros até a meia-noite. Drogas também são vendidas no local. Uma das barraquinhas é do motorista do táxi Santana Quantum placa LCZ-5426, que estaciona na faixa da direita , liga o pisca alerta e fica lá o tempo todo sem ser incomodado.
A Prefeitura também comparece e participa com uma pick-up Saveiro placa KZT-3216, veículo com o logo da Prefeitura e a sigla B-06; a mesma recolhe sacolas de feira aparentemente como brinde à “vista grossa”. Igualmente os garis da Comlurb recebem frutas, etc.
No meio da madrugada um caminhão bastante barulhento da Prefeitura vai ao local fazer a limpeza.
Os moradores solicitam uma explicação da Prefeitura do que se trata.
2-Os “hippies” que vendem bijuterias na praia escondem a droga na bainha dos panos onde ficam as bijuterias.
3-O GM de nome Paulo foi visto aparentemente recebendo “propina” na Barão da Torre entre Garcia e Maria Quitéria.
4-Na Vinicius, nr 245,Bar Mosca, pessoas fumam maconha abertamente à qualquer hora. Em frente ao terreno vazio junto a este bar existe uma propaganda da maconha, com as folhas pintadas em verde.

OUTROS

1-Os moradores continuam sem saber o que fazem exatamente os agentes de jaleco azul- Fiscalização Urbana? São vistos em grupos, e convivendo com varias situações irregulares, sem tomar providência, tais como camelôs, caminhões estacionados irregularmente, etc. Para cobrar o cumprimento das tarefas mister se torna sabermos suas obrigações. Aliás, a falta de postura dos agentes de uma maneira geral , contribui para uma imagem negativa dos mesmos. Às vezes sem os bonés, com ar de displicência, de desinteresse, e quando interpelados sobre algo que está ocorrendo sob suas vistas,respondem que não é da sua atribuição, pois só cuidam por exemplo, do trânsito. È necessária uma conscientização aos mesmos, por parte dos superiores para que tal postura desapareça.
2-Afinal, o que será feito na praça Gen Osório? As tartarugas e saracuras desapareceram e o chafariz está cercado por um tapume.
3-A praça NSra da Paz está suja, sem manutenção.O local que era usado pelo pessoal da limpeza agora é utilizado pela GM, e está imundo. Ao lado do mesmo, desocupados e flanelinhas fazem suas necessidades.
4- Ciclistas entregadores continuam infernizando os pedestres. As empresas precisam ser multadas.
5- Continuam os cães na praia, sujando a areia , principalmente de manhã.
6-Aos domingos e feriados, ciclistas andam, às vezes,em alta velocidade no calçadão e não se vê repressão da PM ou GM .

CONCLUSÃO

Temos a certeza de que estamos na direção correta na estratégia do nosso Projeto. Não obstante conscientes de que múltiplos são ainda os problemas a resolver e o trajeto a seguir, há indicadores satisfatórios, tais como a permanente motivação dos moradores, seja pelas denúncias nas urnas, e-mails e o comparecimento às nossas reuniões do Comitê Gestor, o que faz com que provoquemos as autoridades responsáveis pela área a aderir ao Projeto, buscando as soluções.
Infelizmente, ainda não conseguimos traze-los às nossas reuniões, com exceção da GM, que sempre envia um representante , mas mantemos reuniões regulares com os mesmos, nas quais apresentamos nossas queixas, denúncias e sugestôes .
Por outro lado, fruto das reuniões do nosso Comitê Gestor, projetos paralelos, de grande significado social, são iniciados, tais como o da geração de empregos para a população do Cantagalo e o da Cooperativa de Lixo.
Sentimos que um dos grandes problemas do bairro continua sendo o da população de rua, menores dormindo nas calçadas e pedintes. Torna-se necessário um esforço maior junto ao ministério público, conselho tutelar e outros ,para atenuar esta situação.
Está sendo iniciada a campanha de que “ EM IPANEMA NÃO SE DÁ ESMOLA E NÃO SE COMPRA DE CAMELÔ”. É difícil a conscientização? Sim, mas se algo for conseguido já sentiremos a diminuição da presença dos mesmos.
Vamos perseverar para alcançarmos nossos objetivos.


Rio de Janeiro, Ipanema, em 16 de setembro de 2007.


PROJETO DE SEGURANÇA DE IPANEMA.

projetodeipanema@terra.com.br

psipanema.blogspot.com