Repórter de Praia - Final de Ano

Comemorações que envolvem multidões geram sempre confusão e sujeira, em qualquer lugar do mundo. Seu Repórter de Praia sabe disso, e não espera que a praia de Ipanema, nestes dias que antecedem o Reveillon, seja nenhuma reserva ecológica.

Mas há um limite.

O Repórter chegou com seu filho às 17:00, ao ponto em frente ao Ipabebê, no Posto 8, e abriu caminho até a beira do mar. Ali encontrou alguma sujeira: não muita, ainda não a sujeira pós-Reveillon, mas o suficiente para incomodar.

Como o Repórter não gosta de sentar na areia com sujeira em volta, ele arrumou dois sacos plásticos grandes e, com a ajuda do seu filho, recolheu os cocos, garrafas plásticas, canudos, embalagens de biscoito, guimbas de cigarro e até uma corrente de metal com crucifixo.

Alguns banhistas também juntaram o lixo ao seu redor e colocaram nos sacos. Logo uma área de praia com uns 20 metros de raio ficou limpa. O Repórter então levou seu filho para a água.

Ao voltar para a areia o Repórter se depara, incrédulo, com a seguinte cena: 3 senhoras, com várias sacolas nas mãos, montavam suas oferendas no meio da praia cheia. As oferendas incluíam 2 garrafas de vinho e 2 frascos de perfume. De vidro. Na areia. Em frente ao Ipabebê, local frequentado por crianças.

Comemorações que envolvem multidões geram sempre confusão e sujeira, em qualquer lugar. Seu Repórter de Praia sabia disso, e não esperava que a praia de Ipanema, nestes dias que antecedem o Reveillon, fosse nenhuma reserva ecológica.

Mas tudo tem limite.

Seu Repórter suspirou fundo e foi até o grupo. "Vocês não vão deixar estas garrafas aqui na areia, vão ?", perguntou ele às senhoras, que se espantavam de alguém se incomodar com uma coisa tão normal.

"Depois, se alguém quiser tirar, pode", foi a resposta da senhora de branco.

"Minha senhora, a senhora está vendo aquele parquinho ?" perguntou o Repórter, apontando os brinquedos do Ipabebê perto da calçada. "Essa área é frequentada por crianças, a senhora não pode deixar essas garrafas de vidro na areia".

Seu Repórter não quer mudar o mundo. Ele não quer dar exemplo, nem ensinar lições a ninguém, nem começar um movimento mundial cívico revolucionário.

Ele só quer a areia da praia limpa.

Ele só quer que seu filho possa brincar na areia sem medo de pisar em um caco de vidro.

Por isso ele insistiu, argumentou, passou os olhos pela areia à procura de um Guarda Municipal ou PM (não havia nenhum), até que pegou o seu filho e voltou para a água.

De lá viu as senhoras recolher as garrafas e os frascos, colocá-los nas sacolas e levá-las embora.

Sim, eu sei, foi apenas uma gota no oceano.

Mas foi a minha gota.

7 comentários:

  1. Parabéns pela sua praia limpa !
    Não posso dizer o mesmo das areias em frente à Vinícius.Lixo,lixo,lixo....mais lixo.
    Sem falar no lixo de gente que vai ter espalhada no dia 31 na virada do ano.
    Essa festa regada a drogas tem que acabar aqui em Ipanema.O posto 9 já é conhecido pelos maconheiros ,ainda com esse show de música eletrônica que começa á tarde e só acaba quando o último morrer de overdose.
    Ipanema está um LIXO ,abandonaram de vez,mendigos,camelôs,sujeira,drogas,tudo rola e ninguém faz nada.
    FELIZ ANO NOVO !!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ninguém faz nada não: nós fazemos. Se apenas 5% da população fizesse também não haveria lixo em Ipanema, nem em lugar nenhum do Rio.

    ResponderExcluir
  3. Não houve limites na virada do ano na praia de Ipanema em frente à Vinícius,em direção ao posto 9.Nunca vi coisa igual !!!!! Uma degradação geral.Barraqueiros,camelôs,vendedores de tudo,parecia que estavamos em algum país de 5ªcategoria onde a miséria impera.Uma vergonha para nós cariocas,que pagamos altos impostos.Essas festas têem que acabar de qualquer jeito.Vergonhosa a praia tão cantada pelas suas belezas,era a própria Etiópia ou sei lá o que.

    ResponderExcluir
  4. Concordo em número ,gênero e grau.Foi vergonhoso o que a gente viu na praia de Ipanema dia 31.Favela no IPTU mais caro do Rio,comentários de arrepiar qualquer carioca.Esse tal de ipabacana é a cara desse prefeito de ....que foi eleito.Não vão conseguir nada com esses governantes,controles urbanos,polícias e etc..e tal.A baderna se instalou em Ipanema caso contrário não teriam feito essa festa para drogados à céu aberto.O PSI está fadado à falência.Não vai adiantar a força de poucos contra o descaso de muitos,a começar pelos que têem poder.A podridão do poder só quer saber de demagogia barata,para conseguir votos para roubar mais.
    É trite você não ter direitos.

    ResponderExcluir
  5. Falando em lixo, alguém costuma passar em frente à loja De Plá da Vinicius? Um dos maiores gogós do Projeto, Daniel De Plá, deveria, pelo menos, dar uma atenção à árvore e à calçada em frente, arrumando a sua casa, antes de lançar-se em empreitadas mais arrojadas. Aquilo é um lixo.

    ResponderExcluir
  6. Você que falou do Daniel, deveria ter coragem e assinar o post. Nós queremos saber quem você é e o que você faz pela comunidade de Ipanema, para ter tanta autoridade assim para criticar o Daniel.

    ResponderExcluir
  7. Voluntário, 5% de Ipanema não elege nem síndico, que dirá determinar o que o Cesar Maia vai fazer. Não adianta só você limpar o lixo da sua casa ou da sua praia, se não houver pressão de verdade sobre esses incompetentes - que fingem que nos governam - que os obrigue a ser, pelo menos, probos e deixarem as associações de moradores resolverem o resto junto aos órgãos competentes. Que fiquem quietinhos em seus lugares, que se lembrem que isso aqui ainda é uma democracia e que o direito de um prefeito também acaba quando começa o nosso.

    Quem diria que o Cesar Maia morou na sua juventude na esquina de Jangadeiros com Pirajá, bem em cima do Gordon e bem em frente à Praça General Osório que, no seu ex-blog, ele afirmou ser localizada em Copacabana. Sem dúvida, perdeu o pouco juízo que já tinha.

    ResponderExcluir