De olho na rua - Chuveiros na praia


Os chuveiros da praia estão voltando com o verão, e criando uma nova polêmica.

Os chuveiros antigos eram movidos por bombas elétricas, através de fios puxados de quiosques ou de postes no calçadão, e trazidos por debaixo da areia, com evidentes riscos aos banhistas.

A prefeitura, sensatamente, proibiu as bombas elétricas.

Os quiosques adotaram então bombas a gasolina, que trazem consigo outro senão: a emissão de poluentes no ambiente da praia.

Que um banho na saída da praia é uma delícia, ninguém discute. Mas qual a saída para um chuveiro seguro e ecológicamente correto ?

Dê sua opinião.

4 comentários:

  1. Onde estão os postos de salva-vidas com a infra-estrutura que permite esse banhozinho depois de um mergulho? E o Cuca-Fresa (que não é a alternativa mais adequada, mas já ajuda)?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentário do Marcos. Essa função pode ser desempenhada pelos postos salva-vidas.

    ResponderExcluir
  3. Não creio que o pessoal vá sair da areia, ir até o posto (podem estar há mais de 500 metros de você), pagar R$ 1 e depois voltar para a areia.

    Existem cabos elétricos adequados para ficarem expostos externamente. São 2 cabos (4 mm) acomodados dentro de uma grossa capa feita por um material isolante. Isso não ofereceria perigo, na minha opinião. A bomba de gasolina, sem manutenção e proteção adequadas, podem até explodir.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, tenho certeza que isso é possível, mas não é necessário um cabo elétrico, apenas um motor a combustão e uma bomba. Independente da forma como é instalado, acho que o mais importante é que a prefeitura disponibilize isso. Poderiam ser colocados chuveiros próximos à calçada, com sistema acionado por presença (peso sobre o piso) e instalação tipo anti-vandalismo.
    Na realidade, o que falta é vontade.

    ResponderExcluir