Nossa atitude faz a diferença

Vamos repetir uma frase que vem se tornando uma espécie de diretiva básica na luta contra o crime. Segurança pública e dever do Estado, mas é responsabilidade de todos!

Um dos colaboradores do PSI, ao freqüentar seu tradicional ponto na praia, próximo ao Caesar Park, flagrou um grupo, na verdade duas gerações de uma família, fumando maconha na areia. Quem freqüenta a praia de Ipanema nos fins de semana sabe como isso, infelizmente, é comum.

Nosso colaborador se aproximou e pediu educadamente que parassem com o consumo, pois, caso contrário, chamaria a polícia. Foi prontamente atendido. Trinta minutos depois, agora um jovem casal, também acendeu um cigarro de maconha. Novamente foram interpelados pelo cidadão, que foi mais uma vez atendido.

Nessa época em que se discute tanto o papel da sociedade, especialmente as classes média e alta, no avanço histórico da violência na nossa cidade, é muito oportuno que mostremos às pessoas que elas devem fazer o que é certo. Fumar maconha (e ninguém é viciado em maconha) é crime! Não há outras interpretações para o assunto.

Claro que devemos sempre zelar pela nossa segurança pessoal. Não estamos dizendo que devemos substituir a polícia e tomar atitudes de alto risco. Mas a verdade é que os cidadãos, omissos de longa data, precisam ser encorajados a fazer o que é certo. Quando virmos alguém estacionando em cima da faixa de pedestres, avançando o sinal vermelho, ou fumando maconha na praia, devemos reclamar! Chame a polícia, que também anda inerte, visto que não está acostumada a ser cobrada pelos cidadãos!

A solução para a violência passa por nós, pela nossa postura e pela nossa atitude. Embora exista um constrangimento inicial, a recompensa virá na forma de uma cidade mais segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário