CONSELHOS DE COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA PÚBLICA

Algumas considerações sobre os Conselhos de Comunitários de Segurança Pública:

Estes conselhos foram criados pelo Luiz Eduardo Soares na primeira gestão do governo Garotinho. Como na época não existia nenhum canal de comunicação sociedade/poder público a criação desses conselhos foi um enorme avanço.

Os conselhos se organizam por batalhões. De modo que o nosso de Ipanema abrange toda a área do 23o BPM, ou seja: Ipanema, Leblon, São Conrado, Gávea e Jardim Botânico.Ele se reúne a cada mês com a presença dos delegados titulares das delegacias da circunscrição, do comandante do BPM, Guarda Municipal e Sub Prefeitura.

O que acontece: estes conselhos têm mais ou menos oito anos, e nunca conseguiram trazer uma modificação real ou a baixa dos índices de criminalidade em suas áreas. Esse insucesso pode ser atribuído à uma abrangência muito grande em termos de bairros. São vários locais, cada um com suas características e que se reúnem para decidir ações estratégicas de segurança regionais que acabam ficando muito vagas. Segurança se faz no seu entorno imediato. Só nos incomodamos, de maneira conceitual, com o bandido ou o mendigo que está no Jardim Botânico, mas queremos tirar imediatamente o que está na esquina da nossa rua. A violência nestes oito anos piorou muito e necessita de respostas mais concretas o que não é viabilizado pelos conselhos. Lá se discute muito e não se chega a resultado algum.

Em Ipanema, ao contrário de Santa Tereza, em que o projeto de Segurança se reúne a cada quinze dias, estão na 38a reunião e nunca os órgãos públicos: PC, PM, sub prefeitura e GM deixaram de comparecer, os representantes do poder público estão colocando a falsa questão de que o único fórum para se discutir segurança com a sociedade seria no conselho. Isto é um escudo para não comparecer diante da sociedade e dar a ela satisfação pelos seus atos.Quanto mais integração sociedade/poder público, tanto melhor para ambos. Quando um dos lados corta um canal alegando que toda a sociedade poderia querer se reunir, cada qual cuidando de seu espaço, e que eles não teriam condições de atender á tal demanda, fica patente que o poder público perdeu seu rumo. O fato é que, se toda a sociedade quisesse ficar eternamente reunida com o poder público seria um sinal ou de que ela estaria muito necessitada, e aí se justificaria qualquer esforço, ou que ela está de tal forma integrada na cooperação com seus dirigentes, que certamente levaria à solução de todos os problemas que a afligem.

Nós temos duas situações muito nítidas: e num caso o 1o BPM e a 7a DP integrados e trocando experiências de forma contínua com a sociedade e no outro o 23o BPM e a 14a DP que se recusam a interagir com a comunidade. Em Santa Teresa (1o BPM e 7a DP) conseguiram 20% de redução das ocorrências durante o ano de 2006 só por conta desta integração. O Comandante do 1o BPM está organizando o seu Conselho Comunitário, nós do Projeto de Segurança estamos participando ativamente deste trabalho porque se entende que quanto mais colaboração melhor. Do outro lado temos o 23o BPM e a 14a DP que tentam de todas as formas brecar o trabalho do Projeto de Ipanema. Resultado - nós estamos avançando porque o grupo é organizado e perturba muito as instituições. O trabalho funciona e tem dado ótimos resultados; urnas, cursos dos porteiros, diminuição da população de rua, menos crianças nas ruas, uma discreta diminuição dos camelôs e pequena melhora na limpeza.O Irônico da estória é que as instituições estão, forçadas ou não, agindo e nem colhem os louros destas ações. Elas não dão a cara, ninguém conhece o comandante do 23o BPM, o sub prefeito e muito menos o delegado Lage. Acabamos tendo um trabalho dobrado fazendo reuniões além das do grupo para resolver tudo que fica pendente junto aos órgãos públicos. É lastimável.

Um comentário:

  1. É lastimável também que tanto o Comandante do 23ºBPM ,quanto o titular da 14ªe o Coronel do ISP,insistam em dar cobertura à uma senhora que se julga vitalícia no cargo de presidente do Conselho de Segurança.
    Esta senhora se auto elegeu e diz que não sái.Inclusive nem moradora dos bairros da 23ªe14ª ela é.

    ResponderExcluir