BAGUNÇA URBANA

Reproduzimos aqui um post de hoje, de David Zylbersztajn, do seu blog http://oglobo.globo.com/rio/ancelmo/dz , com sua devida autorização, a qual, agradecemos.

"Eu sei que é chover no molhado, mas vamos lá: Ipanema, que seguramente é um microcosmo do que também ocorre no resto da cidade, é um dos melhores exemplos do caos urbano em que vivemos, especialmente nos fins de semana de sol. O bairro é invadido por uma horda organizada, um enxame controlado por alguém que os dispõe organizadamente a cada tantos metros, em cada rua do bairro, nos espaços entre a Lagoa e o mar. Estes fora-da-lei passam a extorquir impunemente qualquer um dos incautos que se aventure a estacionar seu carro.

Além destes bandidos, é impressionante a ausência, a negligencia, a omissão e a incompetência da Guarda Municipal, que admite a ocupação das calçadas, das faixas de pedestres e as filas duplas institucionalizadas pelos manobristas dos restaurantes da região.

E qual a explicação para a ocupação impune de uma faixa de rolamento da Rua Prudente de Moraes pelos carros que freqüentam o Country Club? Qual o motivo do privilégio? Na melhor das hipóteses, além daquelas acima aventadas, a leniência, a cumplicidade e o desrespeito pelo cidadão ordeiro e que não se submete às bolas brancas e pretas. Na pior das hipóteses, bem, você sabe..."

2 comentários:

  1. Muito embora a Guarda Municipal se faça presente às reuniões do P.S.I., a bem da verdade ela não passa de uma mera fiscal da camelotagem e nem isso faz direito. Ontem mesmo haviam dois deles puxando um ronco firme em uma viatura estacionada na Vinícius de Morais, perto da praia, enquanto os “guardadores” da área agiam lépidos e fagueiros, extorquindo dinheiro dos incautos.

    Até quando será que nós vamos depender única e exclusivamente da imprensa para fazer nossas forças de segurança agirem? Sim, porque, pelo que se dá para notar, seus comandantes só funcionam à luz de refletores, por medo e vaidade. Uma vez na mídia, caso resolvido. Agora, vá você reclamar diretamente com qualquer que seja a patente ou cargo da autoridade policial. Vai dar sorte se não ganhar um tapa se reclamar muito...

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Nós temos que achar uma maneira de quebrar essa inércia, onde é proibido reclamar, onde os agentes públicos em geral estão acima do povo ao qual servem.

    ResponderExcluir