ATA DA 6ª REUNIÃO

Ata da 6ª Reunião do Projeto de Segurança de Ipanema na
Faculdade Cândido Mendes de Ipanema em 21 de agosto de 2007


Ignez Barreto abriu a reunião transmitindo mensagem do Cel. Milan que informou ter designado o Ten. Portela para participar das reuniões, sendo impossibilitada sua presença na reunião de hoje por motivo de festa comemorativa no 23º Batalhão da PM. Ignez Barreto ressaltou a importância do poder público nas reuniões e assinalou como seu único representante o Inspetor Araújo da GM.

Curso para Porteiros
O curso realizado na semana passada foi um sucesso, tendo agradado tanto aos porteiros quanto aos oficiais do 23º Batalhão. O Cel. Milan comentou que irá fazer um curso para síndicos, essencial para a colaboração dos moradores na implementação das medidas de segurança nos condomínios, também irá convidar os porteiros diplomados para um almoço no 23º Batalhão. A divulgação do curso no Bom Dia Rio tem atraído mais porteiros interessados.

Urnas
Alguns estabelecimentos comerciais estão retirando as urnas por receio de represália. Foi sugerido aos presentes pressionar o Abel (Confeitaria Ipanema) para manter a urna durante todo o dia e não por algumas horas. O Luigi da banca de jornal (Pirajá nº 281) foi pressionado pelo Controle Urbano da Prefeitura a não usar o espaço da calçada excedente da cobertura de sua banca onde estava a urna, tendo retirado a mesma durante alguns dias e a recolocado depois. A Comunidade do Cantagalo, sempre presente nas reuniões, concordou em colocar uma urna em seu espaço.

Campanhas em Ipanema
Divulgar entre conhecidos e nos meios de comunicação a orientação de não dar esmolas a mendigos e não comprar produtos de camelôs.
Formar Pelotões da Cidadania formados por voluntários que tenham vontade de participar do Projeto de Segurança de Ipanema. Cada pessoa deverá indicar cinco amigos enviando seus nomes e e-mails para
projetodeipanema@terra.com.br . Coordenação será do Rogério Esteves.
Sérgio Grimberg sugeriu mobilizar os motoristas de táxis na integração da Comunidade de Ipanema. Inspetor Araújo da GM irá conversar com o Inspetor Cristo sobre esta iniciativa.

Camelôs
Os horários de almoço da GM e o após a sua saída das ruas no final da tarde são aqueles em que os camelôs se concentram em determinados pontos, principalmente, do lado par da Visconde de Pirajá. Foi solicitado à GM que os seus guardas permaneçam nas ruas por mais tempo no final da tarde. Foi comentado que os produtos vendidos têm origem no roubo, pirataria e contrabando, que os camelôs fazem parte de uma engrenagem que contribuiu para o esvaziamento econômico do Rio. Lílian Bosboom ressaltou a necessidade de serem criadas oportunidades de trabalho para os camelôs, criando quiosques padrões a exemplo dos quiosques das flores.

Cadastro de Trabalhadores de Ipanema
A Comunidade do Cantagalo, por meio do Paulo, levantou a falta de oportunidade de trabalho para pessoas como ele que possuem qualificações técnicas especializadas. O assunto foi bastante discutido, várias sugestões foram apresentadas, dando origem à idéia de se formar um banco de dados contendo cadastros dos trabalhadores especializados de Ipanema. Lílian sugeriu fazer um evento, com apoio da prefeitura, para cadastramento dos profissionais da área e divulgação dos trabalhadores avulsos. Ela irá falar com duas empresas e propor fazer uma parceria para a criação do banco de dados. Mario Carlos (Rio Trilhos) mencionou a Academia de Cidadania do Talento, da Comunidade da Maré, formadora de jovens com mão-de-obra especializada. Irá trazer um representante para falar sobre a experiência na Maré. Daniel Plá irá trazer o Secretário de Trabalho para a próxima reunião. Comentou da importância de mobilizar pessoas, de esclarecer as normas de comportamento para os candidatos a um trabalho, avaliar o local de moradia do trabalhador por parte do empregador. Houve divergências sobre a contratação de jovens de 15 anos, poderão abandonar os estudos quando começarem a receber seus pagamentos. Sérgio Grimberg ficou encarregado da ligação entre os trabalhadores interessados em se cadastrarem no banco de dados, com a participação do Paulo, da Comunidade do Cantagalo, e a inclusão dos cadastros no banco de dados a ser montado em parceria pela Lílian.

Blog
Ricardo Froes informou o blog do Projeto de Segurança de Ipanema: psipanema.blogspot.com

Próxima reunião será no dia 4 de setembro às 18hs, na Candido Mendes.

Um comentário:

  1. Primeiramente, gostaria de parabenizar a sra. Ignes Barreto pelo trabalho que ela e equipe vem desenvolvendo exaustivamente no nosso bairro.
    Infelizmente não tenho ido às reuniões mas gostaria de deixar alguns comentários , a título de contribuiçao.
    1) A limpeza da Comlurb que só é feita uma vez na noite, quando é necessário que se faça mais vezes ; as lixeiras ficam transbordando e os lixos no chão, sujando mais ainda as ruas ; seria bom que os síndicos contribuissem pedindo aos empregados para que varressem nas calçadas em frente aos prédios e não deixassem colocar o lixo do prédio antes das 20:00 hs pois ajuda a sujar mais a calçada.
    2) Os sinais de trânsito para pedestres que foram retirados ainda não foram substituidos e está perigoso fazer a travessia da
    ruas Visconde de Pirajá, com Vincíus, Farme de Amoedo, Joana Angélica e outras.
    3) De um mês para cá, foi colocado um ponto de táxi na rua Farme de Amoedo com Visconde de Pirajá , onde os taxistas não respeitam os pedestres nem a rampa de deficiente físico, acredito que não seja o local propício para ponto de táxi pois a rua é estreita e o movimento é grande.
    4)A Praça N.Sra.da Paz, está abandonada onde a presença de usuários de drogas, moradores de rua e desocupados está frequente. Está precisando de policiamento pois os poucos guardas municipais dissem que não podem fazer nada. A praça é usada como banheiro pelos desocupados que lá permanecem . Nos dias de feira livre, às 6as feiras , não se pode atravessar a rua pois as barracas tomamn conta da passagem de pedestres, inclusive na rampa própria para deficientes físicos. Na rua Joana Angélica e Maria Quitéria , existem ambulantes vendendo rosas e usopor com camarão; dificultando a passsagem de pedestres; fato por mim já comunicado pessoalmente para o responsável pelo controle urbano e o mesmo nao tomou providencia.
    As árvores que acredito que tenham mais de cinquenta anos estão morrendo pois estão cheias de parasitas e sem cuidado algum .
    Os animais estão sendo tratados pelos próprios moradores pois não estão sendo alimentados e cuidados.
    Agradeço ao comando da Policia Militar pela melhora que deu no nosso bairro, onde peço mais segurança, principalmente à noite.
    Atenciosamente,
    GeorgeaTávora

    ResponderExcluir